Banca de DEFESA: MARIA EMILIA BARRETO BEZERRA

DATA: 31/07/2014
LOCAL: Anfiteatro B - CCET

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE EVAPORAÇÃO NO CONTEXTO CTS

Evaporação, Ensino de Física, Abordagem CTSA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Neste trabalho de Dissertação propõe-se o ensino do tema evaporação a partir da abordagem CTS porque acreditamos que esse tipo de enfoque é capaz de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais crítica e consciente do fazer científico. Além disso, é possível mostrar aos alunos a importância deles, como cidadãos, nas tomadas de decisões que visem beneficiar a todos que fazem parte da comunidade a qual pertencem. Nessa perspectiva, aborda-se o tema Evaporação numa região caracterizada pela constante falta de água para o consumo, o município de Santa Cruz/RN, porque, apesar da criação de açudes para regularizar a vazão dos rios e aumentar a disponibilidade de água nos períodos de escassez, sabemos que esses reservatórios apresentam uma grande superfície líquida livre que permite elevada perda de água por evaporação. Dessa forma, a evaporação afeta o rendimento dos reservatórios para abastecimento e irrigação, sendo um fenômeno de especial interesse para estudo. Para tal, foi aplicado um questionário com o intuito de identificar as concepções prévias dos alunos sobre o tema. Em seguida, foi elaborado e realizado um Workshop voltado para os alunos da Licenciatura em Física do Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A realização do Workshop serviu como espaço para a discussão sobre o tema dentro do contexto do município de Santa Cruz/RN. Como produto, sugerimos aos professores de Física um guia com recomendações que devem ser levadas em conta quando forem ensinar esse tema.

Presidente - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS