Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA VARELA DE MELO

DISCENTE: ANDREIA VARELA DE MELO
DATA: 23/05/2014
LOCAL: Laboratório de Ensino de Biologia (LabenBio); Centro de Biociências

ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO 2005 - 2012

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências; Produto Educacional; Ensino de Física; Ensino de Química.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A importância dos Mestrados Profissionais na área de Ensino de ciências se revela pelo reconhecimento de que eles proporcionam, aos professores em exercício, em especial, espaços formativos de reflexão e aplicação do conhecimento. Este trabalho surge no contexto do projeto “Pesquisa e formação em ensino de ciências e matemática: um recorte da produção acadêmica no nordeste e panorama de ação formativa na educação básica”, ligado ao programa Observatório da Educação e cujo objetivo geral era realizar estudos de descrição, análise e avaliação da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE, UFRN e UEPB, bem como investigar as contribuições da formação continuada, a nível stricto sensu, de professores egressos para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Buscou-se analisar um recorte da produção acadêmica do PPGECNM/UFRN, tomando como referência as dissertações das Ciências Naturais, defendidas entre os anos de 2005 e 2012, as quais tenham desenvolvido e aplicado produtos educacionais destinados a alunos do Ensino Médio. Mais especificamente buscou-se realizar uma caracterização geral das dissertações analisadas quanto a descritores básicos, compreender se e como os documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, especialmente a educação em ciências, subsidiaram o desenvolvimento das dissertações e identificar como as atuais tendências para o ensino de ciências são abordadas e quais delas são utilizadas na elaboração do produto das dissertações. O levantamento de dados baseou-se na Análise documental, um tipo de abordagem qualitativa em que os documentos são objetos de estudo por si próprios. Os resultados revelaram que a maioria dos trabalhos foi desenvolvido em escolas públicas, sobre temas da física e da química. Durante a leitura analítica do texto das dissertações observou-se que, na sua construção, a maioria delas abordou, de alguma forma, documentos oficiais que regem o sistema brasileiro educacional.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA