Banca de DEFESA: DANIELLY FERREIRA TORRES

DISCENTE: DANIELLY FERREIRA TORRES
DATA: 30/08/2013
LOCAL: Anfiteatro B do CCET

A FOTOSSÍNTESE VEGETAL NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ERROS CONCEITUAIS E UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA BASEADA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Concepções alternativas. Fotossíntese vegetal. Desenhos. Unidade didática. Desenvolvimento sustentável.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O objetivo geral do trabalho foi identificar as concepções alternativas dos alunos sobre fotossíntese vegetal para subsidiar o desenvolvimento de uma unidade didática baseada nos conceitos e princípios do desenvolvimento sustentável. O levantamento das concepções alternativas ocorreu durante os anos de 2011 e 2012 em uma escola estadual de Natal-RN, na terceira série do ensino médio dos turnos vespertino e noturno. O instrumento inicial utilizado nesse diagnóstico foi a elaboração de desenhos pelos alunos, seguida por sua interpretação e categorização de acordo com a expectativa elaborada para esse nível de escolaridade. O segundo instrumento era a realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio que pretendiam esclarecer as representações que geraram dúvidas nos desenhos e oportunizar outro veículo para identificação das explicações sobre a fotossíntese em plantas. A maioria das concepções alternativas identificadas foi similar às encontradas em outros trabalhos, contudo também foram encontradas concepções não mencionadas nos referenciais teóricos. Ambos os métodos de reconhecimento das concepções alternativas, mostraram-se adequados à condição de heterogeneidade da escola que compreende particularidades quanto à idade, desenvolvimento e situação socioeconômica dos alunos. A abordagem com base no desenvolvimento sustentável para a fotossíntese vegetal atendeu aos objetivos de integração entre os fatores sociais, ambientais e econômicos para ampliar os conhecimentos sobre o processo. A falta de assiduidade dos alunos diminuiu a qualidade da sequência do ensino e da aprendizagem previstas nas etapas da unidade didática.

Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO