Diário da Missão Paraíba-Pernambuco - Dia 3

 
Deixamos Serra Talhada-PE pela manhã e chegamos, por volta do meio dia, em Caruaru-PE. Aqui fizemos o reconhecimento dos espaços de memória do Alto do Moura, Casa-Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino e Memorial Mestre Eudócio.

Logo após, fizemos a visita ao Museu do Forró Luiz Gonzaga, onde, por intermédio do mediador Erick Lopes conhecemos espaços museais que constroem uma narrativa sobre Luiz Gonzaga, sua trajetória pessoal e artística, bem como, objetos que pertenceram ao mesmo.
Em seguida, visitamos o Museu do Barro Zé Caboclo, onde desfrutamos de uma visita guiada, em forma de aula, com o artista Lammech Cunha, sobre o espírito criativo dos mestres que se apropriaram do barro para produzir arte figurativa: mestre Vitalino, mestre Zé Caboclo e, dentre outros, mestre Galdino.

A forma como os mestres se apropriam do barro produzem representações sobre os sertões como a do cangaço, da religiosidade e da musicalidade. E, nos ensina, que a vida, assim como o barro, leva tempo para ser modelada.

Helder Macedo - MHIST-CERES-UFRN
Prof. Joel Andrade - MHIST-CERES-UFRN
Prof. Lourival Andrade - MHIST-CERES-UFRN
Prof.ª Paula Rejane - - MHIST-CERES-UFRN
 
Crédito da imagem: Paulo Medeiros

 

 
 
 
 
Notícia cadastrada em: 19/12/2019 09:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao