Diário da Missão Paraíba-Pernambuco - Dia 2

 

Continuando a missão de pesquisa pelo Vale do Pajeú, com o auxílio da poetisa Isabelly Moreira (Belinha), deixamos São José do Egito e singramos até o vizinho município de Tabira-PE. Ali, entramos em contato com os poetas Dedé Monteiro e Neide Nascimento, Presidente da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA), além do violeiro e repentista Zé Carlos do Pajeú e do prefeito da cidade, o seridoense e cantador Sebastião Dias. Numa roda de conversa na frente da Igreja Matriz, conversamos sobre poesia e cantoria, inclusive, as diversas iniciativas locais e regionais que promovem, periodicamente, a cultura do versejar nos sertões pernambucanos.


De Tabira viajamos até Afogados da Ingazeira-PE, lugar em que fizemos pesquisa e coleta de bibliografia na Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, com o concurso da coordenadora, Professora Sandra Carvalho. Nesse espaço também travamos contato com a historiadora Uilma Queiroz e o escritor e vice-prefeito Alessandro Palmeira acerca de possibilidades de pesquisa envolvendo temas da história local e regional. Com Alessandro Palmeira tivemos uma aula-conversa sobre suas produções e, em especial, sua pesquisa sobre a figura de Dom Francisco Mesquita. Fechamos o nosso roteiro visitando o Museu da Rádio Pajeú AM.


Deixamos Afogados da Ingazeira com destino à cidade de Serra Talhada, onde visitamos o Museu do Cangaço e a Biblioteca Pública Municipal Vereador Cecílio Tiburtino de Lima. Neste último espaço, efetuamos pesquisa e coleta de bibliografia sobre temas ligados aos sertões.


Foi um dia de muito aprendizado coletivo, perspectivas de parcerias institucionais e possibilidades de retorno para futuras pesquisas. A imersão no sertão por meio da visita in loco às cidades do Pajeú nos permitiu ter um olhar mais diferenciado na apreensão de suas práticas culturais.

 

Prof. Helder Macedo - MHIST-CERES-UFRN
Prof. Joel Andrade - MHIST-CERES-UFRN
Prof. Lourival Andrade - MHIST-CERES-UFRN
Prof.ª Paula Rejane - - MHIST-CERES-UFRN

 

Crédito da imagem: Paulo Medeiros

 
 
Notícia cadastrada em: 18/12/2019 08:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao