Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO XAVIER DE SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO XAVIER DE SOUSA LIMA
DATA : 09/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA - SALA DE AULAS II
TÍTULO:

ANÁLISE DA ADESÃO, PROPRIEADES BACTERICIDAS E LIBERAÇÃO DE UM AGENTE ANTIMICROBIANO EM SELANTES RESINOSOS ASSOCIADOS COM EXTRATO DE SCHINOPSIS BRASILIENSIS (BRAÚNA).


PALAVRAS-CHAVES:

selantes de fossas e fissuras; fitoterápicos; cárie dental.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Introdução: a cárie dental é uma doença oral crônica que afeta diversas populações ao redor do mundo e ocorre a partir da correlação entre bactérias acidogênicas, carboidratos fermentáveis e estrutura dental em um processo dinâmico que pode ser paralisado, reativado e, até mesmo, revertido através do selamento dos istmos das cavidades. Objetivos: avaliar a eficácia das propriedades bactericidas do selante Fluroshield® enriquecido com o extrato do caule do Schinopsis brasiliensis (Braúna), bem como, o potencial de liberação do princípio ativo e a resistência de união dos materiais experimentais. Metodologia: será um estudo experimental “in vitro”. As cascas da Braúna serão secas a 40 ± 1 °C e o extrato etanólico será obtido por percolação do pó da casca da Schinopsis brasiliensis. O selante comercial Fluroshield (Dentsply) será enriquecido com as proporções em massa (0% (Controle), 20%, 10%, 5%, 2,5% e 1,25%). Os testes microbiológicos serão a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Inibição da Formação de Biofilme. A liberação do princípio ativo (ácido gálico) será avaliada através de Ultra Cromatografia Líquida de Alta Performance (UHPLC) e a resistência de união ao tecido dental será avaliada através do microcisalhamento. Os dados serão apresentados como médias + erro padrão da média. Os valores finais das amostras de cada teste serão submetidos ao teste de normalidade através do teste de Kolmogorv – Sminorv e, em seguida, submetidos a análise de variância (ANOVA) para os dados paramétricos, seguida pelo teste de Tukey (p <0,05). Para os dados não paramétricos, será utilizado o teste de Kruskal Wallis através do software GraphPad Prism 7. Resultados esperados: espera-se que a adição do extrato de Schinopsis brasiliensis seja capaz de inibir a formação de biofilme e que a CIM esteja entre os grupos testados sem afetar a capacidade de liberação do princípio ativo em meio aquoso e a resistência de união do material ao dente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2042290 - BONIEK CASTILLO DUTRA BORGES
Interna - 2292784 - ISAUREMI VIEIRA DE ASSUNCAO
Externa ao Programa - 3138832 - MARIA REGINA MACEDO COSTA - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao