Workshop “Crise hídrica: o que aprendemos?”

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPgESA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá promover no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), no período de 27 a 30 de agosto de 2019, o workshop intitulado “CRISE HÍDRICA: O QUE APRENDEMOS?”.

O objetivo deste evento é discutir e integrar a Ciência, realizada pelos docentes e alunos do PPgESA, com a Sociedade, no caso, representada pelos gestores e órgãos públicos do Estado do RN (CAERN, IGARN, SEMARH, Comitê de Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açú) e da Agência Nacional de Águas (ANA), onde irão relatar as suas ações de gestão nos momentos da crise hídrica, vivenciada atualmente desde 2012.

Dentro da temática sugerida do workshop, serão discutidos problemas relacionados com a disponibilidade hídrica do semiárido (clima, quantidade e qualidade) em eventos de seca prolongada. Um dos objetivos específicos do PPgESA é desenvolver a investigação científica e transferir conhecimentos e tecnologias de modo a contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio Grande do Norte e do País.

A meta final deste workshop é divulgar, fazer propostas conjuntas com os gestores e elevar a qualidade das dissertações desenvolvidas, gerando produtos importantes para o desenvolvimento regional mas também relevantes no cenário científico internacional.

As informações científicas geradas no PPgESA poderão auxiliar e subsidiar os órgãos gestores para gerar ações e pesquisas futuras no atendimento das demandas, bem como o planejamento de medidas efetivas e preventivas para promoção dos usos múltiplos e aproveitamento otimizado dos recursos hídricos, nos critérios quantitativos e qualitativos. Além disso, este workshop vem trazer visibilidade e inserção social, critérios avaliados pela avaliação quadrienal da CAPES.

Acesse a programação do evento no link abaixo.

Notícia cadastrada em: 23/08/2019 18:08