MODELAGEM DA DINÂMICA SEDIMENTAR NA PRAIA DA BARREIRA DO INFERNO COM USO DO SMC-BRASIL.
A erosão costeira causa sérios impactos sociais e econômicos. Estes são perceptíveis em várias praias que tiveram sua faixa praial reduzida ou comprometida, em portos que passaram a receber deposição de sedimento em excesso, dificultando a atividade portuária e em outros ambientes costeiros que tiveram seus contornos transformados ao longo do tempo. Dentre as formas de se estudar a dinâmica de sedimentos, a aplicação de modelos computacionais para a análise da evolução temporal da taxa de Transporte Longitudinal de Sedimentos (TLS) se mostra como a mais atrativa e de melhor relação custo-benefício. Esse procedimento tem sido bastante utilizado no gerenciamento costeiro por retornar resultados condizentes com a realidade de forma rápida e a baixo custo. Neste trabalho, será obedecida a sequência lógica empregada por Araújo (2015) na análise da Taxa de Transporte de Sedimentos da praia de Ponta Negra – Natal. A repetição desse procedimento é necessária para que, em estudo futuro, possa ser feita uma comparação válida entre a evolução decadal das linhas de costa das praias vizinhas entre si com usos e ocupações de solo antagônicas. Nessa perspectiva, esse trabalho visa modelar a dinâmica de sedimentos da praia da Barreira do Inferno com o intuito de se conhecer o estado de equilíbrio (erosão/deposição) de sua linha de costa e, assim, permitir uma gestão costeira mais eficiente. A plataforma a ser utilizada será o Sistema de Modelagem Costeira do Brasil (SMC-Brasil), que permitirá a obtenção da taxa de Transporte Longitudinal de Sedimentos (TLS) para diferentes intervalos temporais por meio da formulação de Bayram et. al.(2007).
Transporte de sedimentos, ambientes costeiros, SMC-Brasil, modelagem numérica, Barreira do Inferno, praia preservada.