Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANDRÉ SILVA DA CRUZ

DISCENTE: CARLOS ANDRÉ SILVA DA CRUZ
DATA: 15/05/2015
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA

BIOFILTROS AERADOS SUBMERSOS, COM ALTO ÍNDICE DE VAZIOS E SEM REMOÇÃO DE LODO, NO PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES ANAERÓBIOS

biofiltros aerados submersos; pós-tratamento; elevado tempo de detenção celular; lodo; elevado índice de vazios

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária

Biofiltros Aerados Submersos (BAS) são reatores flexíveis, compactos, tolerantes à variação de carga hidráulica e orgânica, apresentam baixa pegada ecológica e baixos custos de operação e manutenção e, por isso, são uma alternativa bastante promissora para o pós-tratamento de efluentes anaeróbios, de forma a complementar a remoção de matéria orgânica e proporcionar a remoção de nutrientes e de organismos patogênicos. Essa associação entre tecnologias anaeróbias e aeróbias é necessária porque reatores anaeróbios, embora possuam vantagens principalmente em regiões de temperaturas elevadas, dificilmente geram efluentes que atendam aos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. O objetivo desse estudo é avaliar o desempenho de dois biofiltros aerados submersos preenchidos com eletroduto cortado, com alto índice de vazios e sem remoção de lodo, aplicados ao pós-tratamento de efluentes anaeróbios provenientes de sistema composto por decanto-digestor com filtro de pedra acoplado e filtro anaeróbio. A fim de atingir esse objetivo, serão realizadas coletas do esgoto afluente e efluente aos biofiltros e do lodo presente em seu interior. As coletas da fase líquida serão realizadas semanalmente, pela manhã, e os parâmetros analisados serão alcalinidade, coliformes termotolerantes, condutividade elétrica, DQO, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal e orgânico, oxigênio dissolvido, pH, sólidos suspensos totais (fixos e voláteis), temperatura e turbidez. Ainda para a fase líquida, será elaborado um perfil de 24 horas, a fim de padronizar os dados em termos de valores médios de eficiência. No tocante ao lodo, as coletas serão mensais, sendo analisados os parâmetros sólidos suspensos totais (fixos e voláteis). Espera-se que o elevado tempo de detenção celular, ocasionado pelo elevado índice de vazios do material de enchimento, proporcione elevada eficiência de remoção de matéria orgânica, turbidez, sólidos suspensos e nitrogênio amoniacal bem como seja responsável pelo fato de não haver necessidade de remoção periódica de lodo.

Interno - 376.950.452-68 - ANDRE LUIS CALADO ARAUJO - IFRN
Presidente - 346736 - CICERO ONOFRE DE ANDRADE NETO