Banca de DEFESA: FRANCISCO FRANCIMAR DA FONSECA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO FRANCIMAR DA FONSECA SILVA
DATA: 28/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA
TÍTULO:

Ocorrência de desrreguladores endócrinos e fármacos nos esgotos e nas águas subterrâneas (aquífero Dunas-Barreiras) de Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Microcontaminantes Orgânicos. Fármacos. Desreguladores Endócrinos. Extração em Fase Solida. Cromatografia Gasosa Acoplada ao Espectrômetro de Massas (CG-MS).


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
RESUMO:

O desenvolvimento das sociedades em todo o mundo vem aumentando a cada dia a poluição ambiental, a água por sua vez esta inserida neste contesto e vem sendo alvo, cada vez mais, da preocupação de instituições e estudiosos. Um dos graves problemas relatados que está sendo alvo de diversos estudos em todo o mundo é a contaminação das águas por microcontaminantes orgânicos (poluentes orgânicos persistentes, fármacos e produtos de higiene pessoal, desreguladores endócrinos, nanomateriais), estes são contaminantes presente em amostras ambientais de águas superficiais, águas subterrâneas, água potável, águas residuárias e efluentes de ETE em concentrações extremamente baixas, da ordem de ppb (µg) e ppt (ng), não sendo removido em ETA´s e ETE´s convencionais. Vários estudos em todo o mundo citam problemas, em animais, relacionados a presença de microntaminantes orgânicos em sistemas aquáticos como; alteração no sistema reprodutor, redução da fertilidade em mulheres e em fêmeas de outras espécies, redução da produção de espermatozoides em animais, hermafroditismo em espécies de peixes, alteração de sexo em animais, incidência de câncer etc. Em Natal/RN a exemplo do que esta acontecendo pelo mundo, existe graves problemas de contaminação de águas, o principal problema relatado em estudos na região diz respeito a contaminação das águas do lençol freático por nitrato, isto ocorre devido a vulnerabilidade do aquífero dunas-barreiras que encontra-se localizado numa região de solo arenoso o que possibilita que estas águas sejam contaminadas com grande facilidade, outro fator que esta relacionado com isto, é o baixo índice de saneamento básico na região. Assim, os esgotos domésticos são direcionados para fossas sépticas convencionais contribuindo assim para a recarga do aquífero. O estudo avalia a presença de micocontaminantes orgânicos, mais precisamente fármacos (Ácido Acetilsalicilico, ibuprofeno, cafeína, genfibrozila, naproxeno, paracetamol, diclofenaco e prometazina) e DE´s (Estradiol, etinilestradiol, Estrona, Estriol, 4-Nonilfenol, 4-Octilfenol e Bisfenol A), nas águas subterrâneas e esgotos da cidade de Natal, para determinação dos contaminantes foi realizada a extração deles nas amostras de água do aquífero, e do esgoto bruto e tratado através da técnica SPE utilizando cartuchos Strata X (Phenomenex®), para água do aquífero, e Strata SAX e Strata X (Phenomenex®), em esgotos. Posteriormente os extratos foram analisados utilizando a técnica de CG-MS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1759924 - HELIO RODRIGUES DOS SANTOS
Interno - 6345791 - MANOEL LUCAS FILHO
Externo ao Programa - 028.569.404-98 - RENNIO FELIX DE SENA - UFPB
Externo à Instituição - SERGIO FRANCISCO DE AQUINO - UFOP
Notícia cadastrada em: 23/02/2015 13:58
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao