Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CUNHA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA CUNHA MAIA
DATA: 30/05/2014
HORA: 08:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PRÉDIO DO LARHISA
TÍTULO:

ÁGUA MINERAL OU ÁGUA DE ABASTECIMENTO: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O CONSUMO HUMANO EM NATAL - RN?



PALAVRAS-CHAVES:

Microbiologia da água, propriedades físico-químicas, poluição da água, indicadores de qualidade, água mineral, água de abastecimento.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
RESUMO:

O consumo mundial de água engarrafada cresceu 6,2% somente em 2012 (Rodwan, 2013) e o Brasil é o quarto maior consumidor dessa água. O Rio Grande do Norte possui 17 empresas que envasam água mineral em sua localidade, contudo a água de abastecimento oferecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, também é de boa qualidade para seus consumidores. Com efeito, o estudo tem por objetivo avaliar e comparar a qualidade microbiológica e físico-química da água de abastecimento no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as diferentes marcas de águas minerais envasadas no estado, com vistas à avaliação das vantagens e desvantagens que essas águas podem proporcionar à qualidade de vida e a saúde da população. Serão analisados apenas os parâmetros básicos mais importantes considerados pela CAERN, quais sejam: coliformes totais, turbidez, pH, cloro residual livre e nitrato. Num segundo momento, as dezessete marcas de água mineral que são envasadas no estado também serão objeto de análise, dos mesmos parâmetros, por meio dos métodos laboratoriais utilizados pela concessionária. Espera-se que este estudo possibilite a solução de dúvidas da população da região metropolitana de Natal com relação ao uso da água ofertada pela rede de distribuição da CAERN quando comparada à água mineral comercializada localmente, principalmente depois que pesquisas desenvolvidas no município de Natal expuseram a contaminação por nitrato em fontes de água mineral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345791 - MANOEL LUCAS FILHO
Interno - 1759924 - HELIO RODRIGUES DOS SANTOS
Interno - 1764855 - VANESSA BECKER
Notícia cadastrada em: 29/05/2014 14:45
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao