Banca de QUALIFICAÇÃO: RUDAH MARQUES MANIÇOBA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUDAH MARQUES MANIÇOBA
DATA: 30/05/2014
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DAS ANOMALIAS DE TSM DO ATLÂNTICO E PACÍFICO NA PRECIPITAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Meteorologia, Temperatura da superfície do mar, El nino, La nina, Fenômenos Oceano atmosféricos, distribuição pluviométrica.


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
RESUMO:

A variabilidade interanual da distribuição de chuvas sobre o Nordeste Brasileiro, tanto nas escalas espacial quanto temporal, está intimamente relacionada com as mudanças nas configurações de circulação atmosférica de grande escala e com a interação oceano-atmosfera no Pacífico e no Atlântico. Destacando-se os Vórtices Ciclônicos, Distúrbios Ondulatórios de Leste, Zona de Convergência Intertropical, Sistemas Frontais, Brisas terrestres e Marítimas, e também pela temperatura da superfície dos oceanos Atlântico e Pacífico. O estado do Rio Grande do Norte está localizado na região Norte do Nordeste Brasileiro e cerca de 91% do seu território está inserido no polígono da seca, portanto, o clima predominante neste estado é o semiárido, e apresenta como característica principal uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas. O estudo se torna importante, pois existe uma carência de informações acerca do tipo de relação existente entre variações em tempo-escala da Temperatura da Superfície do Mar em áreas de monitoramento nas bacias do Pacífico Equatorial (El Nino e La Nina) e do Atlântico Tropical (Dipolo) e as chuvas no estado do Rio Grande do Norte. Além disse, objetiva-se melhor entender as variabilidades sazonais e interanuais das precipitações no Rio Grande do Norte e definir os padrões de variabilidade espacial das precipitações, subdividindo o estado em grupos homogêneos. Os resultados esperados poderão se tornar bastante úteis para a Gestão de Recursos Hídricos do estado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345690 - ARTHUR MATTOS
Externo à Instituição - JOANA DARC FREIRE DE MEDEIROS - SEMARH
Interno - 1242829 - LUCIO FLAVIO FERREIRA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 14/05/2014 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao