Banca de DEFESA: JURANDIR RODRIGUES DE MENDONCA JR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JURANDIR RODRIGUES DE MENDONCA JR
DATA: 31/03/2014
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA
TÍTULO:

OS RESERVATÓRIOS EUTROFIZADOS DA REGIÃO TROPICAL SEMIÁRIDA ATUAM COMO EMISSORES OU COMO SEQUESTRADORES DE DIÓXIDO DE CARBONO?


PALAVRAS-CHAVES:

sumidouro de carbono, emissão de carbono, pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2), manancial de abastecimento.     


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
RESUMO:

Os ecossistemas aquáticos podem atuar como emissores ou sequestradores de carbono em função da predominância do metabolismo heterotrófico ou autotrófico. A produção primária pode afetar fortemente o balanço de carbono (CO2) através do consumo de dióxido de carbono na fotossíntese, especialmente em ambiente eutróficos, atuando como sumidouros. O presente estudo testou a hipótese de que reservatórios eutrofizados da região tropical semiárida são sequestradores de CO2 em função da alta produtividade evidenciada nesses sistemas. Cinco reservatórios da região semiárida do nordeste do Brasil foram monitorados mensalmente durante o período de 2010 à 2013, com um evento de seca prolongada identificado durante o estudo. Os resultados mostraram um crescente nível de eutrofização ao longo do período de seca prolongada com predominância de autotrofia. Foram observadas correlações negativas significativas entre a pressão parcial de CO2 (pCO2)(p<0,001) e clorofila-a nos reservatórios Boqueirão, Passagem das Traíras, Dourado e Gargalheiras, evidenciando um padrão de sequestro de CO2 desses sistemas. Porém, este padrão não foi encontrado no reservatório Cruzeta. Em síntese, na região semiárida tropical, as variáveis hidrológicas e morfométricas podem direcionar diferentes comportamentos dos reservatórios de abastecimento no metabolismo do carbono. Os reservatórios eutrofizados avaliados apresentaram uma relação negativa entre pCO2 e Chl-a o que sugere que os reservatórios eutrofizados da região semiárida tropical evidenciam um metabolismo autotrófico e se comportam como sequestradores de CO2.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HUGO MIGUEL PRETO DE MORAIS SARMENTO - UFSCAR
Externo à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA VIDAL - UFJF
Interno - 1177742 - RONALDO ANGELINI
Presidente - 1764855 - VANESSA BECKER
Notícia cadastrada em: 25/03/2014 16:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao