Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA CAROLINE RIBEIRO DE CARVALHO

DISCENTE : JÚLIA CAROLINE RIBEIRO DE CARVALHO
DATA : 02/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wuu-oyjy-haa

DISRUPTURA DE MICROALGAS EM MEIO ÚMIDO UTILIZANDO MICROSSISTEMA COMBINADO A SONIFICAÇÃO

Disruptura, Microalga, Rota úmida, Ultrassom, Microssistema

O estudo das microalgas para produção de biocombustíveis é promissor e está associado ao teor de lipídios contidos na microalga. Analisar o método de disruptura da parede celular é, então, primordial para haver o acesso desse componente. A disruptura e a extração de lipídios são etapas que possuem elevado custo energético, assim, em uma biorrefinaria, para que haja viabilidade técnico-econômica o processo por rota úmida é o mais indicado por operar em condições mais brandas e possibilitar a maximização da recuperação e valorização dos componentes da microalga. Um dos métodos estudados para lise celular em meio úmido em outras áreas é o ultrassom, e a tecnologia de microfluidos tem sido analisada para aumentar os fenômenos de transferência. Dessa forma, esse trabalho fornecerá uma proposta de disruptura de microalgas combinada com extração em meio úmido através da tecnologia de microfluido e observando a influência na disruptura do ultrassom acoplado à unidade. Para isso, será proposta a montagem e avaliação do microssistema e do sistema de sonificação, assim como a avaliação da variação de efeitos de concentração de microalga, da razão dos solventes para extração e da vazão de cada uma das entradas da unidade de microfluido na disruptura. A análise a ser proposta da avaliação da disruptura será através do teor de lipídios. Assim, as escolhas da rota e do melhor método para ocorrência de disruptura de microalgas podem levar em grande economia e gerar lucros para uma biorrefinaria devido aos produtos de alto valor agregado que poderão ser produzidos.

Presidente - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Interna - 1979301 - RENATA MARTINS BRAGA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/06/2021 03:02