Banca de DEFESA: TALITA DIAS CHAGAS FRAZÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALITA DIAS CHAGAS FRAZÃO
DATA : 10/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

Modelo de decisão multicritério para auxiliar a priorização de vítimas no atendimento pré-hospitalar de emergência: o caso do SAMU/192.


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Decisão Multicritério; Tomada de decisão no atendimento pré-hospitalar de emergência; SAMU/192; FiTradeoff.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

As decisões sobre a priorização de vítimas no atendimento pré-hospitalar de emergência acontecem em um cenário de escassez de recursos, mudanças na demografia do paciente e no desenvolvimento do profissional, dificultando a tomada de decisão dos Serviços de emergência Médica, SAMU/192. Tomar uma decisão sem considerar todos os critérios, pode comprometer a segurança da vítima, o acesso e a qualidade da saúde. Portanto, se faz necessário encontrar técnicas e ferramentas que incluam os critérios que orientam e influenciam as decisões, a fim de reduzir os erros. Nesse ambiente, a Análise de Decisão Multicritério é uma ferramenta para apoiar decisões, e o seu uso como método de apoio a definição de prioridades nos cuidados de saúde vem crescendo nas últimas décadas. Diante disso, essa pesquisa propôs um modelo de decisão multicritério para auxiliar a priorização de vítimas, no contexto do SAMU/192. Para tanto, foi feita uma revisão sistemática da literatura, definido os limites do problema, levantado os critérios de avaliação, e o método FiTradeoff foi utilizado para a priorização de vítimas no SAMU/Natal-RN. Uma pesquisa com representantes do SAMU dos Estados do Nordeste revelou 25 critérios que norteiam a decisão do médico regulador, 10 foram selecionados para escolha de uma vítima, dentre 4 chamados na Central de Regulação do SAMU/Natal-RN. Este trabalho contribuiu significativamente para a prática racional, transparente e imparcial de priorização de vítimas do SAMU/192, usando a metodologia multicritério de apoio a decisão. Selecionar e ponderar os critérios neste estudo indicou que os protocolos que orientam os médicos reguladores não levam em consideração todos os critérios para priorização de vítimas em um ambiente de escassez de recursos. O modelo desenvolvido vai apoiar o médico regulador do SAMU a direcionar os recursos as vítimas que mais necessitam de suporte.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2993322 - EVERTON SANTI
Presidente - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 04/03/2020 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao