Banca de DEFESA: WILKSON RICARDO SILVA CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILKSON RICARDO SILVA CASTRO
DATA : 29/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

MODELO MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO PARA O PROBLEMA DE CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS: UMA APLICAÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (HUOL).


PALAVRAS-CHAVES:

Apoio a decisão; Análise de decisão Multicritério; Equipamentos médicos; Saúde.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Existe significativo crescimento na preocupação mundial no fornecimento de serviços de saúde com qualidade a população. Como reflexo disto, a Organização Mundial da Saúde estipulou como meta proporcionar acesso universal a 1 bilhão de pessoas até 2023. Além disso, em reunião da Organização das Nações Unidas de 2015, em Nova York, foi assinado acordo estabelecendo o acesso universal à saúde como uma das metas para o alcance do desenvolvimento sustentável. Para atingir tais objetivos e metas existe a necessidade de realizar investimentos, de modo que, frequentemente, as populações carentes não possuem aporte financeiro para efetuar esses investimentos em sua totalidade. Esse fato torna indispensável sistemas para prestação de serviços de cuidados com a saúde eficientes, eliminando todos os custos desnecessários. Dentre esses investimentos está incluso a aquisição de equipamentos médicos que auxiliam no tratamento e diagnóstico de patologias. No Brasil, o Ministério da Saúde investiu em 2018 cerca de R$ 584 milhões na aquisição de equipamentos e materiais médicos permanentes. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor e desenvolver modelo de apoio a decisão multicritério aplicado ao processo de contratação de fornecedores de equipamentos médico hospitalares no cenário de organizações públicas. O desenvolvimento dessa pesquisa seguiu 5 etapas: etapa preliminar, estruturação do problema, modelagem de preferencias e agregação de desempenho, investigação e desenvolvimento da recomendação e etapa de validação do estudo. O modelo alcançado contribui para assegurar a disponibilidade tecnológica necessária para o desenvolvimento das atividades da organização hospitalar, objeto de estudo desta pesquisa. Além do que, o modelo também fornece um processo estruturado, formal e transparente que permite a compreensão e exteriorização das preferências dos decisores auxiliando a tomada de decisão com eficiência na utilização de recursos para aquisição futura de bens e serviços.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2993322 - EVERTON SANTI
Presidente - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/02/2020 14:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao