Banca de DEFESA: ELIZA MIKAELE TAVARES DA SILVA

DISCENTE : ELIZA MIKAELE TAVARES DA SILVA
DATA : 20/02/2019
LOCAL: Sala de videoconferência

Queixa de tontura, relações sociodemográficas, clínico-funcionais e psicocognitivas em idosos com Diabetes Mellitus tipo 2

idoso, saúde do idoso, vertigem, tontura.

Introdução: Idosos com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) desenvolvem comumente, ao longo do tempo, alterações nos sistemas sensoriais, responsáveis pelo equilíbrio postural, que pode tornar as queixas de tontura mais comuns nessa população. Objetivo: Verificar associação da queixa de tontura com os dados sociodemográficos, clínico-funcionais e psico-cognitivos em idosos com DM2. Método: Trata-se de estudo do tipo transversal, descritivo de caráter analítico realizado em um hospital universitário de média e alta complexidade. Participaram idosos com idade igual ou maior a 60 anos diagnosticados com DM2. Os idosos foram avaliados a partir de um inquérito multidimensional, contendo dados sociodemográficos, clínico-funcionais e psicocognitivos, além disso, utilizou-se os instrumentos: Mini-Mental State Exam (MMSE), Escala de Depressão Geriátrica Abreviada (GDS) e Timed Up and Go Test (TUGT) para rastreio de déficit cognitivo e de sintomas depressivos e análise da mobilidade, respectivamente.. Resultados: A amostra consistiu em 157 idosos, destes 45,22% apresentaram queixa de tontura. A queixa de tontura apresentou associação com as variáveis sexo, estado civil,escolaridade, autopercepção de saúde geral e visão, queixa de dor em membros inferiores, medo de quedas, tendência a quedas e sintomas psicocognitivos. Conclusão: Ressalta-se a associação da queixa de tontura com a autopercepção negativa de saúde geral e visão e com o estado civil sem vida conjugal.

Externo à Instituição - FATIMA CRISTINA ALVES BRANCO BARREIRO - UNIFESP
Presidente - 2090691 - JULIANA MARIA GAZZOLA
Interno - 027.561.234-12 - LEONARDO WANDERLEY LOPES - UFPB
Notícia cadastrada em: 07/02/2019 20:20