Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA DEYSE ROCHA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILANA DEYSE ROCHA LEITE
DATA : 25/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Escola de Saúde - remoto via Google Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM HISTÓRICO DE ENFERMAGEM PARA UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Processo de Enfermagem. Enfermagem pediátrica. Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica. Pesquisa metodológica em enfermagem.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Uma das ferramentas a ser utilizada pelo enfermeiro no seu processo de trabalho é o Histórico de Enfermagem, primeira etapa do processo de enfermagem e conhecida como a fase de investigação, que consiste na coleta de dados para identificação de problemas reais ou potenciais das pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem. No entanto, para sua execução, faz-se necessário a existência de um instrumento de coleta de dados que sirva como guia para o enfermeiro e que reproduza as necessidades da pessoa a ser cuidada.  O objetivo desse estudo é construir e validar um Histórico de Enfermagem para a Unidade de Terapia Intensiva pediátrica de um hospital universitário, tendo como referencial teórico a Teoria das necessidades humana básicas de Wanda Horta. Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa. Utilizar-se-á o referencial metodológico de Pasquali (2010) que enfatiza a importância do processo de validação do instrumento. O estudo será desenvolvido em três polos ou etapas. O primeiro Polo  será o Teórico, com uma Revisão Integrativa da Literatura a fim de selecionar os resultados para compor os itens de construção do Histórico de Enfermagem, guiado pelo referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e Elaboração do constructo; O segundo polo/etapa consta dos Procedimentos empíricos, através do julgamento por 15 juízes, experts na área da enfermagem, do conteúdo e aparência do constructo utilizando uma escala tipo Likert;  e o terceiro polo/etapa consiste dos Procedimentos estatísticos, com a análise estatística  e validação da versão final do instrumento por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), coeficiente de concordância de Kappa (k) e coeficiente de correlação de Spearman. Espera-se que a construção e validação de um histórico de enfermagem direcionado ao cuidado das crianças e adolescentes de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, proporcione uma coleta de dados baseada na cientificidade da enfermagem, sistematizada e focada nas reais necessidades das crianças, adolescentes e seus acompanhantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4177365 - JULIANA TEIXEIRA JALES MENESCAL PINTO
Interna - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
Externo à Instituição - ERIK CRISTÓVÃO ARAÚJO DE MELO - UFCG
Notícia cadastrada em: 03/01/2022 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao