Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANE ELIVANIA SILVA

DISCENTE : MARIANE ELIVANIA SILVA
DATA : 23/02/2021
LOCAL: Escola de Saúde - Plataforma Google Meet

HARMONIZAÇÃO ENERGÉTICA EMERGENCIAL: PLANO DE INTERVENÇÃO PARA UM SERVIÇO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

Estresse, Reiki, massagem, práticas integrativas e complementares, plano de intervenção.

As Doenças relacionadas ao estresse, problemas de sono, tensão, ansiedade se tornaram um problema crescente nos últimos anos. Essas doenças causam muito sofrimento para os indivíduos afetados podendo resultar em longas períodos de incapacidade para as atividades da vida cotidiana. Dessa forma, se faz necessário o uso de estratégias que visem minimizar os efeitos do estresse e ansiedade, como o uso de práticas que promovam o reequilíbrio energético e a melhoria na qualidade de vida. As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) podem ser utilizadas como recurso terapêutico, pois representam um conjunto de recursos capazes de atuar nos diferentes aspectos da saúde, propiciando tanto a recuperação da saúde quanto a prevenção de doenças e agravos, sejam eles físicos ou mentais. A Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) dispõe do atendimento de Harmonização Energética Emergencial (HEE) que se caracteriza por ser uma atividade de promoção do reequilíbrio energético a partir da utilização das práticas da do Reiki e da massagem. É realizada desde 2018, em sala própria, dentro do Laboratório de práticas integrativas e complementares da UFRN (LAPICS/UFRN), onde o usuário que apresenta qualquer tipo de desequilíbrio resultante de sobrecargas físicas, emocionais e/ou energéticas é acolhido de forma imediata, funcionando como uma espécie de “pronto atendimento”. A motivação para esse estudo visa possibilitar estratégias para qualificar o atendimento de HEE desenvolvido LAPICS/UFRN a partir do conhecimento dos profissionais que atuam nesse atendimento, identificando as dificuldades, potencialidades e sugestões de melhoria e dessa forma organizar o processo de trabalho, visto que grande parte dos usuários, em algum momento, do acompanhamento no LAPICS/UFRN, passam por esse tipo de atendimento Objetivo: Construir um plano de intervenção para o atendimento de Harmonização energética EmergenciaI em um serviço de PICS. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualiquantitativas, tendo como desenho a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de Paim, Trentini e Silva (2014).Esse será realizado conforme as seguintes etapas: Observação participante e análise de prontuários ,que compreenderá o período entre de março 2019 a março de 2020;Aplicação de roteiro de entrevista semiestruturado que será enviado por e-mail, aos profissionais que atuam na HEE, via formulário produzido no Google forms; Serão formados grupos de trabalhos, via plataforma Google meet, para elaboração das ações do plano de intervenção, e para guiar esses grupos, serão utilizados os princípios do Planejamento estratégico situacional com o enfoque no Método de Altadir de Planificação Popular (MAPP). O material empírico será trabalhado a partir da técnica de discurso do sujeito coletivo e para auxiliar no tratamento dos dados será o utilizado o software DSCsoft, além disso, os dados numéricos da pesquisa serão avaliados utilizando análise estatística simples através de planilha do Excel. O estudo será submetido à apreciação do comitê de ética da UFRN e respeitará todos os princípios éticos e legais conforme disposto na Resolução 466/12 que dispões sobre estudo com seres humanos. Espera-se que como resultado desse projeto seja possível estruturar o processo de trabalho do atendimento de HEE a partir da construção de um plano de intervenção.

Interna - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
Externa à Instituição - ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON - UERN
Presidente - 1056859 - VERBENA SANTOS ARAUJO
Notícia cadastrada em: 11/02/2021 10:51