Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA PEREIRA SOARES

DISCENTE : RENATA PEREIRA SOARES
DATA : 30/09/2019
LOCAL: Escola de saúde

PLANO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM PARA MULHERES NO CLIMATÉRIO DO AMBULATÓRIO DE UMA MATERNIDADE ESCOLA

Climatério. Saúde da Mulher. Enfermagem. Plano Assistencial.

Nos dias atuais, as ações de saúde da mulher são direcionadas aos cuidados em todas as fases da vida. O climatério, definido como evento biológico do ciclo feminino, compreende um período relativamente longo constituído por mudanças hormonais, físicas e emocionais que marca a transição do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. O aumento da expectativa de vida das mulheres requer ações de promoção à saúde que lhes proporcionem melhorias na qualidade de vida. Diante desse contexto, o presente estudo tem por objetivo geral construir um Plano Assistencial de Enfermagem para mulheres acompanhadas no atendimento ambulatorial de climatério da Maternidade Escola Januário Cicco. Os objetivos específicos são: 1) analisar a qualidade de vida e a sua associação com fatores sociais, econômicos, culturais e clínicos, obtidos a partir da investigação de enfermagem; e 2) identificar os diagnósticos de enfermagem relacionados ao climatério. A primeira fase do estudo se constitui em uma pesquisa quantitativa do tipo transversal. A amostra será composta por 131 mulheres na faixa etária de 40 a 65 anos, sendo excluídas aquelas com doenças psiquiátricas graves ou que fazem uso abusivo de substâncias ilícitas e/ou de álcool. Serão aplicados dois formulários: Escala da Menopausa (MRS) e Ficha de Investigação de Enfermagem adaptada da Teoria de Wanda Horta. Do primeiro, serão captadas as variáveis dependentes, sintomas climatéricos e qualidade de vida, e, do segundo, as variáveis independentes, dados sociodemográficos e clínicos e as necessidades psicobiológicas, psicossociais e espirituais. Na fase seguinte, será realizada a confrontação dos dados para identificar os diagnósticos de enfermagem, com o auxílio da Taxonomia II da NANDA (2018) e do Modelo de Desenvolvimento do Pensamento de Enfermeiros adaptado culturalmente para o Brasil. E, posteriormente, com base nos diagnósticos encontrados, será construído o Pano Assistencial de Enfermagem. Este trabalho será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes e atenderá às recomendações da resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares.

Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interna - 2207229 - SIMONE PEDROSA LIMA
Notícia cadastrada em: 19/09/2019 18:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao