Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ISIS NASCIMENTO SILVA

DISCENTE : PAULA ISIS NASCIMENTO SILVA
DATA : 27/09/2019
LOCAL: Escola de Saúde da UFRN

GUIA DE CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Recém-nascido. Pneumonia. Respiração artificial. Segurança do paciente. Infecção hospitalar.

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica no recém-nascido é conceituada como Infecção Relacionada à Assistência à Saúde associada ao uso da ventilação mecânica por um período maior que dois dias ou detecção da infecção após 24h da suspensão da terapia. Dentre os desfechos da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica encontram-se o tempo prolongado na internação, o aumento dos custos assistenciais e o óbito. Sabe-se que a incidência das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em neonatos está relacionada com o peso ao nascimento, a utilização de cateter venoso central e com o tempo de ventilação mecânica. Atualmente, o avanço tecnológico propiciou aumento da sobrevida do recém-nascido prematuro, no entanto, esse aparato tecnológico vem associado à ocorrência de evento adverso relacionado à assistência como a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, por exemplo. Desta forma, é de fundamental significância a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e não apenas o seu tratamento ou controle, onde o cuidado adequado ao recém-nascido tem sido um dos desafios para reduzir os índices de mortalidade infantil em nosso país, que ainda se encontra elevado. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo construir coletivamente um guia de cuidados nas dimensões assistenciais, de supervisão, de previsão de material e educacional, para prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em recém-nascidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo convergente assistencial. Esse desenho de pesquisa demanda um envolvimento do pesquisador em situações cotidianas durante a assistência simultaneamente as ações de pesquisa. O cenário de estudo será uma unidade de terapia intensiva neonatal de uma maternidade escola, tendo como participantes enfermeiros e técnicos e enfermagem. A coleta de dados será realizada por meio de três etapas: verificação de conhecimentos e práticas de enfermagem, observação participante de cuidados e realização de grupo focal. Os dados serão organizados por meio de software de análise qualitativa. Para sustentação da análise será utilizada a análise de conteúdo proposta por Minayo (1994). Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a redução da incidência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal, assim como o tempo de utilização da ventilação mecânica e tempo de internação, promoção da padronização das ações por meio de guias de cuidados, implementando e avaliando cuidados qualificados e embasados cientificamente. As práticas seguras padronizadas devem refletir na qualidade da assistência e segurança do paciente, proporcionando a redução desse evento adverso, a pneumonia, e contribuir para avançar no estado da arte da temática.

Presidente - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Interna - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS