Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE THAILINE PEREIRA DE CARVALHO ROMÃO

DISCENTE : JOSEANE THAILINE PEREIRA DE CARVALHO ROMÃO
DATA : 25/06/2018
LOCAL: ESCOLA DE SAÚDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUE PRESTA ASSISTÊNCIA A PACIENTES COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS

Cuidados Paliativos, Assistência de Enfermagem, Câncer, Enfermagem, cuidados paliativos e sentimentos.

Os Cuidados paliativos são considerados cuidados integrais destinados aos pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento dito curativo. É uma abordagem de assistência diferenciada que visa promover a melhoria da qualidade de vida do paciente, de seus familiares e amigos, através do alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual. Para que esse cuidado integral seja possível é necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar. Dentro dessa equipe vemos os profissionais da enfermagem como atores chave nesse processo, pois são eles que cuidam do paciente em tempo integral, partilhando suas necessidades e suas dores. Assim, durante o cuidado permanente com os pacientes, desvelam sentimentos de angústia, frustração e sofrimento, os quais são expressos como consequências de suas escolhas, pelo fato de se sentirem impotentes e despreparados para o cuidado na terminalidade. O objetivo deste estudo é analisar os sentimentos vivenciados pela equipe de enfermagem que presta assistência a pacientes com câncer em cuidados paliativos. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizar-se-á na enfermaria de oncologia de um hospital universitário, com 10 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem, totalizando uma amostra de 40 participantes. Será utilizado um questionário semiestruturado, contendo questões fechadas, sobre as variáveis sociodemográficas relacionadas aos entrevistados, sua formação e funções na equipe; após o preenchimento do questionário, serão realizados grupos focais sobre o sentimento vivenciado pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente terminal. A análise será realizada conforme a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin, adaptada por Minayo. Para realização desta pesquisa, foi solicitado um parecer ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN, conforme recomenda a Resolução nº466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, aprovado com Número do Parecer: 2.603.456. CAAE 79084317.0.3001.5292.

Presidente - 9350807 - ELIANE SANTOS CAVALCANTE
Externo ao Programa - 050.901.904-88 - JOAO MARIO PESSOA JUNIOR - UFERSA
Interno - 1286407 - MARIA LUCIA AZEVEDO FERREIRA DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 30/05/2018 14:55