Banca de DEFESA: ANDRÉIA RODRIGUES MEIRAS DOS SANTOS

DISCENTE : ANDRÉIA RODRIGUES MEIRAS DOS SANTOS
DATA : 30/03/2021
LOCAL: Defesa por webconferência

DIRETRIZ NACIONAL PARA OS NÚCLEOS DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE DOS HOSPITAIS DA REDE EBSERH

avaliação de tecnologias em saúde; núcleo de avaliação de tecnologias em saúde; saúde baseada em evidências; diretriz NATS, NATS, ATS.

Estado da arte: Os Hospitais de Ensino demonstram ser um campo fértil para a promoção e difusão do espírito inovador e pesquisador, isso devido ao seu objetivo intrínseco do Ensino, Pesquisa e Inovação. No Brasil, o surgimento de NATS em Hospitais Públicos de Ensino ocorreu como parte da estratégia de fortalecimento do Grupo de Trabalho de Formação Profissional e Educação Continuada da Rebrats, que teve como propósito promover e difundir a área de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) no Brasil. Problema: De acordo com o Diagnóstico Situacional realizado nos hospitais da Rede entre 2018 e 2020, observou-se que quase metade das filiais Ebserh não possuiam NATS instituídos e as que tinham, apresentaram funcionamento limitado devido a dificuldades tais como equipe reduzida e com sobreposição de carga-horária com os serviços assistenciais, exígua capacitação da equipe, infraestrutura deficitária, entre outras. Objetivo: Dessa forma, o objetivo deste estudo é Elaborar uma Diretriz Nacional para direcionar os Hospitais Universitários Federais filiais da Ebserh quanto à estruturação, reestruturação e fortalecimento dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde, para auxiliar tecnicamente a gestão do hospital quanto às decisões sobre a gestão das tecnologias em saúde. Decisões de inclusão, exclusão ou substituição de tecnologias em saúde na instituição hospitalar, quando baseada em evidência científica, leva ao uso racional dessas tecnologias, assim como proporciona ao gestor administrar com eficiência os recursos públicos. Metodologia: Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado profissional, foi realizado levantamento bibliográfico de artigos em diferentes ferramentas de busca, com base nos descritores “Avaliação de Tecnologias em Saúde”, “Tecnologias em Saúde”, “Avaliação de Tecnologias”, “Economia na Saúde”, “Judicialização da Saúde”, “Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde”, “ATS” e “NATS”. Também serviram de fonte de pesquisa legislações federais, manuais, guias e normativas da Ebserh. Além disso, realizamos um estudo descritivo de 2 diagnósticos situacionais dos NATS da Rede realizados pela Ebserh e Análise dos Processos de Trabalho de documentos de NATS de hospitais da Rede, para obtenção de melhores práticas elaboradas e desenvolvidas na Rede. Resultados e Discussões: O estudo proporcionou a elaboração de uma Diretriz Nacional para os NATS dos hospitais da Rede Ebserh, com direcionadores sobre Estruturação/Reestruturação/Fortalecimento e Carta de Serviços aos clientes Internos e Externos, fundamentados em normativas federais, da Ebserh e em boas práticas desenvolvidas e executadas por NATS da Rede. Conclusão: Dessa forma, a elaboração de uma Diretriz Nacional com direcionadores para os NATS dos hospitais filiais da Rede Ebserh impacta positivamente os Hospitais Universitários Federais - HUF ao passo que a presença de um área responsável pela ATS, bem estruturada e atuante, pode ser considerada um valioso instrumento de gestão, na medida em que subsidia o administrador hospitalar com estudos baseados em evidências científicas, levando-o a tomar decisões assertivas quanto ao uso racional das tecnologias em saúde, promovendo, dessa forma, gestão eficiente dos recursos públicos.

Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Interna - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo ao Programa - 026.769.294-37 - AGNALDO SOUZA CRUZ - UFRN