Recursos educacionais mediado por tecnologia para educação permanente de profissionais de saúde: Uma revisão sistemática
Educação à distância. Educação Continuada. Tecnologia Educacional. Recursos Audiovisuais. Pessoal de Saúde.
Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) contribuem diretamente nas melhorias de processos e sobretudo quando inseridos no ensino. Com a expansão das TIC’s as formas de capacitação e atualização dos profissionais de saúde estão sendo modificadas, melhoradas e ganhando destaque através do ensino mediado por tecnologia. Objetivo: Sumarizar os recursos educacionais do ensino mediado por tecnologia que contribuem na formação e educação permanente dos profissionais de saúde, através de uma Revisão Sistemática. Metodologia: Revisão sistemática com estratégia de busca nas bases de dados eletrônicas PUBMED, LILACS, SCOPUS e WEB OF SCIENCE. Os artigos incluídos entre 2016 e 2020 nos idiomas português, inglês e espanhol abordando os recursos mediado por tecnologia na formação do profissional de saúde. Resultados: A busca encontrou um total de 4.724 estudos, e foram exportados e inseridos na plataforma Rayyan. Destes, 834 artigos foram excluídos por serem duplicados. Após essa seleção os estudos foram triados a partir do título, restando um total de 62 artigos. Esses foram lidos a partir do título e resumo, restando 41 que foram consultados em sua versão por completo. Como resultado final 09 estudos foram incluídos nessa revisão. Conclusão: Conclui-se que o uso de recursos mediado por tecnologia é eficaz nos processos formativos do profissional de saúde, merecendo destaque os vídeos, módulos educacionais e estudos de casos clínicos.