Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLY ACIOLI GALVAO DE SOUZA

DISCENTE : DANIELLY ACIOLI GALVAO DE SOUZA
DATA : 16/12/2019
LOCAL: Espaço João Machado - HUOL

Confirmação telefônica prévia para redução do absenteísmo em cirurgias oncológicas

Sala de cirurgia, cirurgia geral, cirurgia oncológica, procedimentos cirúrgicos operatórios, cirurgia; absenteísmo.

Na avaliação da melhoria da qualidade dos serviços de saúde, destaca-se o emprego de indicadores, dentre eles, os de qualidade e resolutividade utilizados no centro cirúrgico, como a taxa de cancelamento de procedimentos operatórios. Define-se cancelamento cirúrgico como uma operação que foi agendada, mas não foi realizada por qualquer motivo, podendo estar relacionado a causas médicas, hospitalares ou do próprio paciente. Os cancelamentos acarretam prejuízos ao paciente, interferindo no resultado da assistência, bem como à instituição, elevando os custos hospitalares. Em se tratando do paciente oncológico, as consequências são ainda mais graves, uma vez que a intervenção cirúrgica precoce influencia diretamente no prognóstico, melhorando a sobrevida e reduzindo a morbimortalidade. Sendo assim, a análise da taxa de suspensão cirúrgica em uma unidade de saúde visa à melhoria da qualidade da assistência e da eficiência do serviço ofertado à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), como também da racionalização dos recursos financeiros e humanos. Considerando que as suspensões cirúrgicas devem ser prevenidas, a realização de consulta pré-anestésica e a confirmação telefônica do comparecimento dos pacientes dias antes do procedimento configuram estratégias que podem ser adotadas para minimizar o seu cancelamento.Trata-se de um estudo observacional descritivo, com abordagem quantitativa, sobre o impacto da confirmação telefônica prévia na redução do cancelamento de cirurgias oncológicas por absenteísmo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, sendo realizada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL), na cidade de Maceió, Alagoas. A população foi constituída por 444 pacientes, com cirurgia oncológica agendada para o período compreendido entre janeiro e junho de 2019, totalizando uma amostra de 205 pacientes que aceitaram participar da pesquisa. Os dados dos pacientes e respectivas cirurgias foram coletados através do mapa cirúrgico, disponibilizado no Sistema SOUL MV Hospitalar. Mediante contato telefônico realizado 48h antes da cirurgia, o usuário foi questionado sobre exames, jejum, uso de medicações, órteses/próteses e confirmação da sua presença no procedimento cirúrgico. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. O não comparecimento do paciente após a intervenção telefônica apresenta-se como a quarta causa de cancelamento cirúrgico, atingindo menor valor nos últimos três anos. No ano de 2017,o absenteísmo de 16% reduziu para 8%, posteriormente à efetivação do contato telefônico. Constatou-se a efetividade da confirmação telefônica prévia na redução do cancelamento de cirurgias oncológicas eletivas por absenteísmo do paciente, dada a redução de 50% dos cancelamentos relacionados a essa causa. Deste modo, a implementação de um call center destinado à confirmação da presença do usuário, consistiriam em uma estratégia com grande impacto na redução do cancelamento cirúrgico.

Externo à Instituição - ALDAIR DE SOUSA PAIVA - EBSERH
Presidente - 3328273 - IRAMI ARAUJO FILHO
Interna - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA