Banca de QUALIFICAÇÃO: PIERRE ANDRADE FREIRE

DATA : 17/12/2019
LOCAL: Sala RUTE - HUOL

Saúde auditiva do escolar (SAE): Sistema de gerenciamento de informações

audição, tecnologia, atenção à saúde, educação básica, escolares.

No Brasil o acesso rápido e preciso às informações sobre a saúde auditiva do escolar é uma realidade muito distante. Vários fatores são determinantes para esta triste realidade, desde a falta de verbas públicas até a falta de informação aos profissionais envolvidos no processo educacional das crianças. Com intuito de reduzir este quadro, surgiu a idéia do meu projeto de mestrado. Objetivo: Desenvolver um sistema de gerenciamento de informações em saúde auditiva do escolar. Metodologia: O SAE (Sistema Auditivo do Escolar) é um software gerenciador de informações, através dele será possível gerenciar as informações da saúde auditiva de alunos da escolas públicas. Serão registrados dados referente aos professores, alunos e seus familiares, bem como das triagens auditivas e o ambiente acústico escolar relacionadas a vida escolar dos alunos. Um formulário com informações sobre a saúde auditiva dos alunos será aplicado. Com estes dados, diversas informações poderão ser geradas: triagens realizadas por alunos, mapeamento de problemas auditivos por escola, faixa etária, região, etc. Além disso o histórico profissional dos professores e os encaminhamentos para UBS da região onde a escola está situada e outros poderão ser gerenciados. Este sistema tem as seguintes fases para o seu desenvolvimento: Entrevista: Reunião com pesquisadores da Base de Audição do LAIS/UFRN, que idealizaram o sistema e conhecem as regras de negócios a serem implementadas; Protótipo: Criação de um protótipo inicial para validação das informações; Modelagem de Dados: Criação da modelagem do banco de dados a ser utilizado; Codificação e desenvolvimento; Testes: Validação do software na escola junto com responsáveis e Implementação: O Sistema ser utilizado pelos profissionais da atenção básica e professores. Destas fases, até o momento foram realizadas as etapas de entrevista, protótipo e modelagem de dados, estando nas fase de codificação e desenvolvimento e implementação do sistema. O sistema esta sendo desenvolvido em PHP com Framework Laravel, Javascript, HTML 5 e CSS. O banco de dados utilizado é Postgresql. Para a modelagem de dados, a ferramenta utilizada é SQL Power Architect e para criação dos protótipos foi utilizado o Balsamiq Mockups. Resultados preliminares: O SAE esta na sua versão preliminar e sendo testado pelos pesquisadores da área da Fonoaudiologia com a inserção de informações de crianças de uma escola pública. A partir deste teste inicial estão sendo identificadas algumas necessidades de ajustes quanto a funcionalidade de requisitos e de aspectos ergonômicos, bem como verificando se há a necessidade de inclusão de novos campos para inserção de outros dados que não haviam sido previstos. A próxima etapa será realizar os ajustes constatados e produzir novos testes do sistema visando aperfeiçoá-lo ao ponto de que o mesmo tenha facilidade, flexibilidade e fluidez para o seu uso por profissionais da saúde e da educação.

Externa à Instituição - DEBORAH VIVIANE FERRARI - USP
Externo à Instituição - JAILTON CARLOS DE PAIVA - IFRN