Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDELANDA DE PAULA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDELANDA DE PAULA ALVES
DATA : 05/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sedis
TÍTULO:

Impacto do Empoderamento do Paciente e de seu Acompanhante na Redução dos Eventos Adversos em um Hospital Universitário


PALAVRAS-CHAVES:

Envolvimento do Paciente; Empoderamento do Paciente; Engajamento do Paciente; Segurança do Paciente; Educação de pacientes; Pacientes internados.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

A temática segurança do paciente tem sido discutida entre prestadores de serviços e governos em suas diferentes esferas por mais de uma década. Apesar disto, o empoderamento do paciente, que é definido como um processo educativo destinado a ajudar os pacientes a desenvolver conhecimento, habilidades, atitudes necessárias para assumir efetivamente a responsabilidade sobre as decisões acerca de sua saúde, ainda é bastante incipiente na prática hospitalar. É crescente, pois, o número de pesquisas demonstrando que a participação do paciente no seu cuidado é fundamental para evitar eventos adversos. Considerando o diagnóstico situacional realizado em 2019 no hospital no qual pretende-se realizar o referido estudo, contabilizou-se um total de 749 eventos adversos na instituição de 2015 a 2018, com um óbito (VIGIHOSP, 2016), contudo, há ainda que se que considerar as subnotificações. Este estudo de intervenção é pioneiro no estado do Amazonas e propõe-se a avaliar o impacto do empoderamento do paciente e de seu acompanhante na diminuição dos eventos adversos em um hospital universitário, por meio de orientação guiada por vídeo educativo, bem como gerar como produtos um manual de orientação sobre o empoderamento do paciente para a prevenção de eventos adversos, além de material de vídeos educativos, os quais serão transformados em um curso a ser disponibilizado na Plataforma AVASUS. Para o desenvolvimento deste estudo e execução dos produtos, algumas etapas estão em andamento, a saber: a revisão sistemática da literatura no tema, a elaboração dos roteiros para os vídeos educativos, bem como a análise de documentos oficiais do Ministério da Saúde sobre as rotinas de segurança do paciente de modo a identificar as possíveis lacunas, as quais pretenderão ser complementadas com os produtos oriundos deste trabalho de mestrado profissional. Este estudo, aprovado no CEP da instituição participante sob o número de parecer: 3.702.203 será realizado na Unidade de Clínica Médica do referido hospital. Serão arrolados para o estudo, de maneira randomizada, pacientes adultos, com tempo de internação superior a cinco dias na clínica médica e seus acompanhantes. As avaliações pré e pós intervenção com o material de vídeos produzido será realizada por pesquisador cego quanto à intervenção e quanto aos grupos que receberão os vídeos. Além disto, a inclusão de uma pergunta na ficha da clínica médica norteará a avaliação indireta dos conhecimentos sobre a prevenção de eventos adversos pelos pacientes e/ou seus acompanhantes. Como resultados, espera-se confirmar a efetividade do material educacional proposto, lançar o curso via AVASUS de livre acesso e, ainda, gerar recomendações à Rede Ebserh, por meio de um relatório técnico-científico.   


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Presidente - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Notícia cadastrada em: 25/11/2019 21:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao