Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA OLIVEIRA DE CARVALHO

DISCENTE : CLARISSA OLIVEIRA DE CARVALHO
DATA : 20/11/2019
LOCAL: Sala de reuniões do DCO – Térreo do CTEC/UFRN

A comunicação interna no contexto da comunicação 4.0: uma proposta de inovação para os hospitais universitários da rede Ebserh.

Comunicação interna, comunicação 4.0, hospital 4.0, inteligência coletiva, inteligência colaborativa

Chegamos à quarta Revolução Industrial: a era digital em que a forma como nos comunicamos, trabalhamos e vivemos, mudou drasticamente e de forma irreversível. A inteligência artificial faz parte de nossas rotinas, às vezes sem mesmo percebermos. O atual contexto de inovação tecnológica juntamente com a gigantesca quantidade de dados gerados a todo instante traz novos desafios para a comunicação interna. Os metadados entram em cena produzindo informações decisivas e possibilitando traçar estratégias a partir do conhecimento gerado. Porém, a gestão dos processos comunicacionais em algumas instituições de grande porte como hospitais universitários federais, especialmente no que se refere à comunicação interna, está deficiente. Diante desse cenário, novas técnicas precisam fazer parte dos protocolos de comunicação interna dessas organizações. A comunicação 4.0, mais do que uma tendência, deve ser uma prática internalizada, conectando e transformando pessoas e métodos. Este trabalho visa demonstrar, como a comunicação interna de hospitais universitários federais pode tornar-se mais efetiva utilizando a comunicação 4.0, fazendo uma proposta de rede social corporativa utilizando a inteligência colaborativa e recomendação de conteúdo.

Interno - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Presidente - 1422699 - HERTZ WILTON DE CASTRO LINS