Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA BARBOSA DE MELO SILVA

DISCENTE : GILMARA BARBOSA DE MELO SILVA
DATA : 17/09/2019
LOCAL: HUOL

ATENÇÃO DE ENFERMAGEM EM PACIENTES CANDIDATOS A TRANSPLANTE HEPÁTICO: PLATAFORMA DE ORIENTAÇÃO.

TRANSPLANTE DE FÍGADO. CUIDADOS DE ENFERMAGEM. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Introdução: Embasado no cuidado, a equipe de enfermagem procura em vários aspectos entender os diferentes tipos de pacientes, se externa ainda ao se deparar e considerar o paciente candidato a transplante hepático. O transplante de fígado é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna, portanto a monitorização em todos os períodos operatórios torna-se indispensável. Assim pretende-se com esse estudo especificar a atenção de enfermagem aplicadas a paciente candidato ao transplante hepático e elaborar um curso na plataforma AVASUS como produto final, para contribuir e orientar a equipe de enfermagem na sua capacitação. Objetivos: Identificar os processos de atenção de enfermagem aplicados a paciente candidato ao transplante hepático e elaborar um curso na plataforma AVASUS que os contemple. Revisar artigos científicos como processo norteador do trabalho; identificar em serviços de referência as dificuldades mais prevalentes, a fim de que sejam objetivamente abordadas no curso EaD a ser elaborado e disponibilizar o Projeto Pedagógico do curso. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação. O local de estudo será a plataforma AVASUS, a elaboração do curso teve início em agosto de 2018 e se estenderá até novembro de 2019, onde será entregue o projeto pedagógico como produto desse estudo. Deverão participar da pesquisa a equipe de enfermagem que presta assistência ao paciente. Será elaborado um modulo de 30H Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde Centro Tecnológico em Engenharia – Sala 307 Av. Senador Salgado Filho, S/N – Campus Universitário Natal/RN – CEP 59072970 Fone: +55 84 99123-1418 ppggis.ufrn@gmail.com dividido em cinco unidades e cada uma com o equivalente a 2 a 4 aulas. O mesmo será disponibilizado no AVASUS. O presente estudo foi submetido à apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clinicas do Paraná com parecer de número 3.406.501. Resultados esperados: A utilização de todos os meios, incluindo a inovação tecnológica propiciada pela EaD para promover a capacitação dos profissionais, de modo que envolva os mesmos na busca de atualizações, torna-se um ambiente em que gestores possam melhorar a assistência e promover conhecimento.

Externa ao Programa - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Interna - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO