Banca de DEFESA: JUSSARA DE LUCENA ALVES

DISCENTE : JUSSARA DE LUCENA ALVES
DATA : 09/10/2018
LOCAL: CTEC

PROPOSTA DE UM NOVO PROTOCOLO DE RESERVAS DE HEMOCOMPONENTES PARA CIRURGIAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE RECIFE-PERNAMBUCO

Qualidade, Transfusão, Indicadores, Gestão de qualidade.

A transfusão sanguínea é um procedimento que envolve inúmeros riscos, os quais podem ser minimizados com atividades para manter a qualidade dos processos. Para isso, faz-se necessário o estabelecimento de fluxos bem definidos frente às não-conformidades no processo de trabalho. Deste modo, objetiva-se propor um novo protocolo de reserva de hemocomponentes para cirurgias. Realizou-se uma pesquisa na Agência Transfusional-AT do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, e para identificação das não-conformidades o processo de trabalho foi mapeado e posteriormente descritos os indicadores “Tempo resposta”, “Conformidade das solicitações de transfusão de sangue”, “Frequência de dados ausentes nas solicitações” e “Número de reservas de concentrado de hemácias para cirurgias”. A partir dessa avaliação, foi identificada a grande quantidade de não-conformidades em relação às solicitações de transfusão e o número elevado de reservas de concentrado de hemácias que eram estornadas ao estoque. Esses problemas atrapalham a gestão da qualidade e o uso racional dos hemocomponentes. Portanto, neste trabalho estão descritas as proposições de melhoria dos processos de trabalho, com a conformidade das solicitações de hemotransfusão e uso racional de hemocomponentes através utilização de um novo Protocolo de reservas de hemocomponentes para cirurgias.

Externo ao Programa - 350690 - ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
Presidente - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Interno - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Interno - 1422699 - HERTZ WILTON DE CASTRO LINS