Banca de DEFESA: LARISSA PAULA ALVES MAURICIO

DISCENTE : LARISSA PAULA ALVES MAURICIO
DATA : 08/05/2019
LOCAL: Sala 4 da ECT
Caracterização da integridade estrutural da fibra capilar tratada  com diferentes produtos químicos

Fibra capilar, tratamento de nutrição, processo químico, caracterização

Os tratamentos capilares têm como finalidade proteger e tratar os fios de agressões externas e processos químicos. Contudo, devido ao crescente avanço tecnológico é necessário ter conhecimento sobre a escolha do tratamento ideal para o tipo de dano existente. Este trabalho visa analisar os produtos disponíveis no mercado de nutrição capilar aplicado em inúmeros processos químicos, que se justifica pela dificuldade de encontrar informações científicas sobre os protocolos de tratamento.  Foram analisadas amostras de cabelos virgens e com processos de alisamento, tintura e descoloração antes e após mudanças provocadas por diferentes tratamentos de nutrição capilar.  Além de verificar a eficiência dos tratamentos após danos estruturais causados por esses processos químicos separadamente. Para a caracterização capilar, foram utilizadas técnicas de difratometria de Raios X, espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR) e, espectroscopia Raman. Para análise morfológica, utilizou-se a microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (AFM). Na análise térmica foram utilizadas as técnicas de termogravimétria (TG) e a calorimetria exploratória diferencial (DSC). Através dessas técnicas notou-se diferença predominante entre o cabelo virgem e com tratamento químico. Após os tratamentos foi possível observar por meio do FTIR que várias ligações importantes foram modificadas, como as ligações S-S, SO3, C-H, C=O assim como as estruturas secundárias de proteínas que sofreram alterações em suas conformações. Os resultados demonstram que os processos químicos modificaram a estrutura conformacional da queratina, e que a soma destes é prejudicial à fibra, modificando quimicamente e fisicamente a estrutura capilar. Apesar de tais produtos serem destinados a mudarem positivamente a estrutura e a aparência do cabelo, acabam por consequência, gerando certos danos indesejáveis. Na análise térmica constatou-se a perda de massa em todos os processos químicos e tratamentos, e as amostras também apresentaram transição vítrea (Tg). Infere-se que os resultados em geral confirmaram que o tratamento em que se sobressaiu, nas análises realizadas, foi o produto a base de óleo de coco e glicerol, do tratamento profissional, mais especificamente no processo de maior degradação da fibra, que foi a descoloração seguida por tintura. Isso demonstrou que este tratamento ocasionou um padrão de deformação morfológica diferente na superfície capilar em níveis superiores ao esperado chegando a restaurar células cuticulares.

Presidente - 1481705 - SALETE MARTINS ALVES
Interno - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Interna - 2212519 - JULIANA DE SOUZA NUNES
Externo à Instituição - SÍLGIA APARECIDA DA COSTA - USP