Banca de DEFESA: FERNANDA ALVES RIBEIRO

DISCENTE: FERNANDA ALVES RIBEIRO

DATA: 25/02/2011

LOCAL: Laboratório de Mecânica dos Fluidos do Núcleo de Tecnologia Industrial - NTI/UFRN

ANÁLISE AERODINÂMICA DE PERFIS DE ASA PARA AERONAVES EXPERIMENTAIS TIPO JN-1

Aerodinâmica, perfil de asa,  túnel de vento, manômetro, coeficiente de arrasto, coeficiente de sustentação, polar de arrasto.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

A grande importância na escolha do perfil de asa de uma aeronave concerne do fato de sua relevância no desempenho da mesma; influenciando deste os custos de deslocamento (consumo de combustível, nível de vôo, por exemplo), a condições de segurança do vôo (resposta em condições críticas) do avião. O objetivo deste trabalho foi de analisar alguns dos parâmetros aerodinâmicos que incidem sobre alguns tipos de perfis de asa, baseado em experimentação em túnel aerodinâmico, visando determinar a eficiência aerodinâmica de cada uma deles. Foram comparados quatro tipos de perfis de asa, escolhidos a partir de considerações a cerca das características do modelo da aeronave. Um deles apresenta uma configuração simétrica usual, sendo muito comum em aulas de laboratórios por ser uma espécie de padrão aerodinâmico. O segundo perfil apresenta uma configuração do tipo côncavo-convexo; o terceiro, também é um perfil côncavo-convexo, porém, com aplicação distinta do segundo; e, finalmente, o quarto aerofólio possui um perfil plano-convexo. Desta forma, são abrangidas três diferentes categorias de perfil, evidenciando os principais pontos de relevância para seu emprego. Para a realização do experimento foi utilizado um túnel aerodinâmico do tipo circuito aberto, onde foram analisadas as distribuições de pressão em toda a superfície de cada perfil. De posse da curva polar de arrasto de cada perfil de asa pode-se, a partir da base teórica deste trabalho, relacionar as características aerodinâmicas à expectativa de desempenho da aeronave experimental, gerando assim um modelo de seleção com garantia de performance aerodinâmica. Acredita-se que a filosofia de pesquisa utilizada nesta dissertação legitima os resultados obtidos, refletindo em uma alternativa experimental confiável para execução de testes aerodinâmicos em modelos de perfis de asa.

Presidente - 348080 - JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
Interno - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA