Banca de DEFESA: AGUSTINA ALVAREZ TOLEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: AGUSTINA ALVAREZ TOLEDO

DATA: 18/02/2011

HORA: 09:00

LOCAL: Auditório do Setor de Aulas IV

TÍTULO:

MODELAGEM NUMÉRICA DO ESCOAEMTO EM PADRÃO ANULAR COM TRANFERENCIA DE CALOR E MASSA


PALAVRAS-CHAVES:

Escoamento anular, Turbulência, Método dos Volumes Finitos.


PÁGINAS: 92

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Mecânica

RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de um modelo para predizer as características hidrodinâmicas e de transferência de calor em um escoamento em padrão anular em regime turbulento em dutos verticais. Em sistemas gás-líquido com transferência de calor no regime de evaporação convectiva, o coeficiente de transferência de calor é dominado pela turbulência no filme líquido. Por sua vez, o calor é transferido do filme de liquido para o núcleo de gás (gas core) através de três fenômenos: entranhamento de gotas de líquido, que carregam a entalpia do líquido para o núcleo de gás, difusão na interface, e evaporação.

Desta forma, devido à evaporação contínua, o escoamento é continuamente acelerado pela variação da densidade da mistura. Neste contexto, um algoritmo numérico para a resolução das equações de transporte de massa, quantidade de movimento e energia é desenvolvido. Como o fluxo difusivo de quantidade de movimento na direção axial é desprezível, as equações médias no tempo na forma parabólica são resolvidas, juntamente com a equação da energia para obter o perfil de temperatura no duto e o fluxo total de entalpia na interface. O modelo desenvolvido não faz uso de correlações empíricas nem assume perfis de velocidade ou temperatura no filme de líquido.

Foi implementado e validado um modelo hidrodinâmico para o escoamento em padrão anular plenamente desenvolvido, considerando a região de entrada térmica, utilizando o Método dos Volumes Finitos. Este modelo considera que o titulo da mistura não varia e, portanto, não há aceleração. Propõe-se para a continuidade do trabalho a incorporação dos termos de aceleração na equação da conservação da quantidade de movimento, juntamente com modelos de evaporação, de forma a contemplar o regime de evaporação convectiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS
Presidente - 1544744 - EMILIO ERNESTO PALADINO
Externo à Instituição - JADER RISO BARBOSA JUNIOR - UFSC
Interno - 1206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Notícia cadastrada em: 08/02/2011 11:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao