Banca de DEFESA: LENINE MARQUES DE CASTRO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LENINE MARQUES DE CASTRO SILVA
DATA : 05/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: google meets
TÍTULO:

Projeto, Fabricação, Construção e Testes de um Tribômetro FZG Reduzido com
Variação Dinâmica de Carregamento


PALAVRAS-CHAVES:

projetos mecânicos, fabricação mecânica, montagem de sistemas mecânicos, tribologia de
engrenagens, teste FZG.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

A ampla utilização de engrenagens no setor produtivo industrial, proporcionando
soluções de engenharia para problemas de transmissão de potência, conduzem as pesquisas
científicas na engenharia mecânica para a redução da perda de energia, função do desgaste e
do atrito entre os dentes das engrenagens. Uma das formas de reduzir o atrito e o desgaste é
aprimorando a lubrificação das engrenagens. Esse trabalho objetiva construir e testar um
tribômetro capaz de reproduzir o contato entre engrenagens cilíndricas de dentes retos
visando promover o desgaste nas engrenagens testadas. O projeto conceitual se baseou no
tribômetro da norma DIN ISO 14635-1:2000 que consiste na transmissão de potência entre
duas caixas de engrenagens interligadas por dois eixos paralelos no formato back-to-back
de recirculação de potência. O projeto conta com: (a) um sistema de carregamento com
massas-padrão que visa acelerar o desgaste nos dentes das engrenagens aplicando torque ao
sistema por meio de um sistema de pinça e disco de freio; (b) uma base rígida de perfis de
alumínio estrutural que apresenta boa rigidez e flexibilidade para ampliação do tribômetro
no futuro; (c) um limitador de torque mecânico com pré-carga de torque com o intuito de
assegurar o engrenamento das engrenagens; e (d) um sistema elétrico controlado por um
inversor de frequência programável. Os componentes projetados foram fabricados na
UFRN ou comprados no mercado e, posteriormente, montados na UFRN. Após a
montagem, o tribômetro passou por um ensaio piloto o qual visou: (i) constatar o
induzimento ao desgaste nos dentes das engrenagens com auxílio de imagens
microscópicas; (ii) mapear as condições e variáveis de trabalho da máquina; e (iii) otimizar
as condições de trabalho para o pleno funcionamento do tribômetro. Os parâmetros rotação
e o carregamento foram variados em três níveis diferentes cada, configurando um estudo
fatorial 3². Foram medidas três variáveis de resposta: corrente elétrica do motor, torque do
motor e temperatura do disco de freio. Os resultados foram analisados com o auxílio do
método das superfícies de respostas para a otimização dos parâmetros de trabalho e
obtiveram resultados satisfatórios para a condução de novos estudos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1481705 - SALETE MARTINS ALVES
Interno - 2266607 - FABIO JOSE PINHEIRO SOUSA
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE DA SILVA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 22/03/2021 14:29
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