Banca de QUALIFICAÇÃO: NAILTON TORRES CAMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAILTON TORRES CAMARA
DATA : 27/05/2020
LOCAL: Sala de vídeo conferência

Estudo do efeito da moagem de alta energia na microestrutura e propriedades do compósito Cu-SiC sinterizado no estado sólido

Moagem de alta energia, Compósitos Cu-SiC, sinterização, Metalurgia do Pó

O compósito Cu-SiC alia a alta condutividade elétrica e a boa trabalhabilidade do cobre a boa condutividade térmica, baixa densidade e resistência a abrasão do SiC. Tais características permitem que ele possa ser usado como contatos elétricos e dissipadores de calor, porém a obtenção desse compósito é dificultada pela mútua insolubilidade entre suas fases. Diversos pesquisas utilizam a moagem de alta energia (MAE) para preparar pós de sistemas imiscíveis e com baixa molhabilidade, pois ela produz um maior refinamento e homogeneização das fases, o que eleva a sinterabilidade do material. Neste trabalho, pós compósitos de Cu-SiC com 2, 10 e 15 % em massa de SiC foram preparados por mistura mecânica e MAE em um moinho planetário pulverissete 7 com recipiente e corpos de moagem de metal duro em meio líquido de álcool etílico, 99,5 %, a 400 rpm durante 2, 10, 20 e 30 horas. Uma razão em massa de pó para bolas de 1:5 foi usada. Compactos de pós Cu-2, 10 e 15%SiC foram obtidos a 200 MPa em uma matriz cilíndrica uniaxial. Os compactos verdes foram sinterizados em forno resistivo tubular e com registro dilatométrico a 1.000 oC por 1 h e sob uma atmosfera de argônio. A taxa de aquecimento usada foi de 10 oC/min. Análises de FRX, DRX, MEV e EDS foram utilizadas para caracterizar tanto os pós quanto os compactos sinterizados. O tamanho de cristalitos e a deformação da rede dos cristalinos das fases Cu e SiC dos pós Cu-SiC foram determinados a partir do pico de difração mais intenso usando a equação de Scherrer. Análise de distribuição de partícula por espectroscopia a Laser foi usada para medir o tamanho de partícula dos pós elementares e compósitos Cu-SiC. A densidade dos compactos verdes e sinterizados foi obtida usando método geométrico (massa/volume). A densidade dos compactos sinterizados diminui com a elevação do teor de SiC de 2 até 15% e o tempo de moagem de zero até 30 h. A microdureza Vickers dos compactos sinterizados aumenta com elevação do teor de SiC e os valores são maiores para os compactos de pós moídos.

Presidente - 2613355 - FRANCINE ALVES DA COSTA
Interno - 2414250 - MEYSAM MASHHADIKARIMI