Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO FERNANDES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO FERNANDES DE SOUZA
DATA : 05/04/2019
LOCAL: Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Energia Solar

OBTENÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM COMPÓSITO DE MATRIZ DE POLIESTER E CARGA DE PÓ DE CARNAÚBA

Palavras-chaves: carnaúba, pecíolos, compósito polimérico, carga de enchimento, resíduos.

A carnaúba, a árvore da vida, é uma palmeira encontrada em todas as regiões do Brasil e que tem inúmeras aplicações, da eletrônica aos cosméticos, com maior ênfase na cera. Obteve-se e estudou-se um compósito de matriz polimérica de resina de poliéster e pó dos pecíolos, parte fibrosa da palha. O pó foi obtido utilizando-se trituração em forrageiro e posterior peneiramento, gerando resíduos com diferentes granulometrias. Foram testadas todas as granulometrias obtidas e escolheu-se a menor, em função de sua maior viabilidade para obtenção do compósito, pela sua melhor processabilidade. Foram escolhidas três proporções em massa de mistura entre matriz e resíduos, 5%, 7,5% e 10%, uma vez que acima desse percentual havia um comprometimento na processabilidade e obtenção do compósito estudado. Foram realizadas caracterizações mecânicas, térmicas e ambientais que demonstraram a viabilidade do compósito proposto. Demonstrou-se que o pó da carnaúba esteve presente no compósito como carga de enchimento. A melhor formulação, 10%, foi escolhida para a fabricação de um painel decorativo para ser usado como suporte de televisores, podendo também ser utilizado para a fabricação de móveis e de parábolas para fogões solares.

Presidente - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - FLÁVIO ANSELMO SILVA DE LIMA - NENHUMA
Externo à Instituição - NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 26/03/2019 16:14