Banca de DEFESA: RAPHAEL ARAUJO DE HOLANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL ARAUJO DE HOLANDA
DATA : 06/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 414 do CTEC - UFRN
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE NANOLUBRIFICANTE HÍBRIDO ADITIVADO COM ALUMINA E GRAFITE PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Nanolubrificante híbrido; nanopartículas de alumina; nanopartículas de grafite; condutividade térmica; desempenho tribológico.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Nanolubrificantes híbridos (NLHs) são obtidos pela adição ao lubrificante base de dois ou mais tipos dissimilares de nanopartículas (NPs) e possuem inúmeras aplicações em diversos seguimentos da engenharia. Nesta pesquisa foi investigado um novo nanolubrificante híbrido a partir da adição das nanopartículas de alumina (Al2O3) e grafite (C) na razão de 50/50 em massa a um óleo lubrificante sintético poliolester (POE) para aplicação em sistema de refrigeração. As nanopartículas de alumina foram adquiridas comercialmente, enquanto que as nanopartículas de grafite foram desenvolvidas em moinho planetário de alta energia, sendo ambas as nanopartículas caracterizadas através dos ensaios de MEV, MEV-FEG, DRX, FRX, EDX e Particle Sizing. Foram preparadas as amostras dos NLHs nas concentrações mássica de 0,1 g/L, 0,5 g/L, 1,0 g/L e 2,0 g/L através do método de dois passos com duração de 24 horas em cada etapa. Posteriormente as amostras de NLHs foram avaliadas com relação à estabilidade mecânica através dos ensaios de inspeção visual, Particle Sizing, Potencial Zeta e potencial hidrogeniônico (pH). Também foram submetidas às análises experimentais para mensuração das propriedades termodinâmicas, através dos ensaios de densidade, condutividade térmica, viscosidade dinâmica, tensão de cisalhamento e taxa de deformação. A análise tribológica para caracterização da eficiência do nanolubrificante híbrido em comparação ao lubrificante POE sem aditivos. Diante das análises desenvolvidas durante a pesquisa, conclui-se que o NLH com concentração de 0,50 g/L, foi a amostra que apresentou as alterações mais significativas em relação ao óleo POE de referência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349577 - CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
Externo à Instituição - ENIO PEDONE BANDARRA FILHO - UFU
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES - NENHUMA
Externo à Instituição - IGOR MARCEL GOMES ALMEIDA - IFRN
Interno - 1481705 - SALETE MARTINS ALVES
Notícia cadastrada em: 20/06/2018 18:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao