Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE AZEVEDO DANTAS

DISCENTE : JOSEANE AZEVEDO DANTAS
DATA : 03/04/2018
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia - CT/UFRN

ANÁLISE DE SINAIS DE ROLAMENTO DE AEROGERADORES PARA DETECÇÃO DE FALHAS E DEPOSIÇÃO DE SÓLIDO LUBRIFICANTE COMO TÉCNICA DE PREVENÇÃO

Análise de sinais, processamento, rolamentos, falhas, lubrificação.

A energia eólica vem ganhando destaque mundial, em decorrência de ser uma produção de energia limpa, utilizar uma fonte de energia renovável, os ventos, transformando a energia cinética decorrente da movimentação das camadas de ar em energia elétrica com auxilio de um transformador. Por ter apresentando um crescimento exponencial muito rápido, se tornaram nas ultimas décadas temas de estudos e pesquisas, que visam melhorar a eficiência, o aproveitamento dos recursos e consequentemente reduzir a paradas indevidas que ocorrem por falhas nas turbinas eólicas. As falhas na qual este sistema estão sujeitos, compreende falhas elétricas, eletrônicas e mecânicas, sendo as falhas mecânicas mais frequentes e ocorrem principalmente nos rolamentos, por serem equipamentos críticos do sistema, estarem submetidos a elevadas pressões de contato, por uso de lubrificação indevida e pelo contato com resíduos proveniente do desgaste de outros elementos. Em virtude da grande dificuldade em manter um rolamento com funcionamento adequado e livre de paradas inesperadas, atualmente estão sendo utilizadas as mais diversas ferramentas para detecção de falhas, que se mostram cada vez mais sofisticadas, e permitem monitorar estes elementos mecânicos através da análise dos sinais capturados e posteriormente processados. Assim, a presente pesquisa fundamentada em estudo teórico e análise experimental visa apresentar de forma significativa á viabilidade da análise de sinais para detecção de falhas em rolamentos de aerogeradores, utilizar ferramentas computacionais adequadas para análise e processamento de sinais, com intuito de obter resultados satisfatórios á utilização de técnicas para monitoramento de falhas, inclusive realizar a deposição de sólido lubrificante, atentando-se para sua viabilidade, a fim de detectar a influência deste para a prevenção de defeitos em rolamentos. Por fim, espera-se que o uso de técnica de análise de sinais no domínio do tempo-frequência e a deposição de sólido lubrificante apresentem relevância para uso nos rolamentos.

Interno - 2550377 - THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
Externo ao Programa - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS