Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENNO HENRIQUE SILVA FELIPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENNO HENRIQUE SILVA FELIPE
DATA : 02/04/2018
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia - CT/UFRN

PONTOS QUÂNTICOS DE GRAFENO DOPADO: SÍNTESE E OBTENÇÃO DE TÊXTEIS FOTOLUMINESCENTES MULTIFUNCIONAIS

Pontos Quânticos de Grafeno; Layer-by-layer; Tecido Multifuncional; Fotoluminescência; Têxtil.

A indústria têxtil tem sido uma das mais relevantes no setor econômico nacional e internacional. Atualmente, as principais pesquisas têm o foco na obtenção de propriedades funcionais nos materiais têxteis. Neste contexto, este trabalho tem como o objeto a síntese, caracterização e posterior aplicação de pontos quânticos de grafeno (GQDs) em têxteis a fim de obtenção de propriedades multifuncionais. Serão produzidos por meio de síntese verde, a qual envolve a reação de carbonização do ácido cítrico em meio altas temperaturas. A técnica selecionada para a imobilização das nanopartículas foi a layer-by-layer, a qual possibilita a formação de nanorevestimentos multicamadas associadas a polieletrólitos. As propriedades a serem incrementadas aos têxteis são de fotoluminescência, bactericida, repelência à mosquitos, anti-UV e autolimpante (por fotocatálise). As técnicas de caracterização usadas serão Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia Raman, Potencial Zeta, Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), Microscopia de Força Atômica (AFM), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espalhamento de Raios-X (SAXS), Espectroscopia de Reflectância Difusa, Espectroscopia de Absorbância e Espectroscopia de Fotoluminescência. Serão verificadas as propriedades bioativas dos têxteis, através de análise antimicrobiana para as bactérias gram-positivas (Staphylococcus Aureus) e gram-negativas (Klebsilla Pneumoniae) com medição imediata e ao longo do tempo. A hidrofilidade será avaliada através da verificação do ângulo de contato com a água. A atividade fotocatalítica será avaliada através de medidas de intensidade de descoloração de corante rodamina b em meio as nanopartículas. A atividade anti-UV será avaliada de acordo com norma australiana. Por fim, será realizado o teste de solidez a lavagem baseado em norma da ABNT.

Presidente - 182.221.614-15 - RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM - UFRN
Externo ao Programa - 1802888 - FABIANA VILLELA DA MOTTA