Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO ROMERO RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO ROMERO RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA : 06/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Prédio de Engenharia de Materiais (Bloco 11) - NTI/UFRN
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES FOTOLUMINACENTES DE CaMoO4 DOPADO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE TERRAS RARAS (TR = Eu+3, Tb+3, Tm+3) OBTIDOS PELA TÉCNICA DE SPRAY PIRÓLISE ULTRASSÔNICO


PALAVRAS-CHAVES:

CaMoO4, Spray Pirolise Ultrassônico, Fotoluminescência, LED´s.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Os materiais que pertencem a família dos molibdatos têm uma longa história de aplicações práticas e têm sido objeto de extensas pesquisas ao longo do tempo. O grande interesse nestes compostos reside em suas excelentes propriedades ópticas, que formam a base de sua utilização como substâncias fosforescentes, materiais para lasers, e detectores de cintilação entre outros.
Os fósforos são materiais luminescentes com grande interesse industrial devido à sua extensa faixa de aplicações tais como, LEDs (light-emitting diodes), FEDs (field emission displays), CRTs (cathode ray tubes), entre outras. O grande desafio atual da comunidade científica é a produção de um dispositivo LED estável capaz de emitir luz branca (fósforo branco), e não fruto da combinação de LEDs de cores diferentes. A morfologia, cristalinidade, tamanho e distribuição das nanopartículas são características que influenciam diretamente nas propriedades luminescentes destes materiais. Estudos recentes no conhecimento do controle da síntese e obtenção das nanopartículas e de suas possíveis aplicações tecnológicas têm motivado estudos mais abrangentes sobre os processos de formação das mesmas.
A técnica de spray pirólise ultrassônica, por sua vez, é uma técnica de produção contínua de pós, de apenas uma etapa, de fácil controle dos parâmetros e que sintetiza materiais com elevada pureza.
Neste trabalho foi estudado a obtenção de materiais cerâmicos de molibdato de cálcio (CaMoO4) dopado com diferentes concentrações de terras raras (TR = Eu+3, Tb+3, Tm+3) a partir da técnica de spray pirólise ultrassônico. A caracterização estrutural dos materiais obtidos foi realizada por intermédio de difração de raios-X (DRX) e espectroscopias Raman (FT-Raman) e ultravioleta-visível (Uv-Vis), microscopia eletrônica de varredura com canhão de elétrons por emissão de campo (MEV-FEG) e as propriedades ópticas dos materiais foram caracterizadas por fotoluminescência (PL) e as coordenadas cromáticas calculadas pela combinação de cores a partir dos resultados dos espectros de emissão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo ao Programa - 1802888 - FABIANA VILLELA DA MOTTA
Externo ao Programa - 1883170 - MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
Externo à Instituição - MAXYMME MENDES DE MELO - IFRN
Notícia cadastrada em: 29/06/2017 09:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao