Banca de DEFESA: CAMILLA MILENA DE ARAÚJO ELPÍDIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILLA MILENA DE ARAÚJO ELPÍDIO
DATA : 19/12/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratórioa de Tribologia - NTI/UFRN
TÍTULO:

ESTUDO DO DANO EM CABOS DE AÇO UTILIZADOS EM EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE VERTICAL


PALAVRAS-CHAVES:

Tribologia, cabo de aço, desgaste, vibração de baixa amplitude, fretting.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

O cabo de aço é um dos principais elementos em equipamentos de içamento ou transporte de cargas. Durante o funcionamento dos equipamentos, tal elemento é submetido à movimentos oscilatórios que promovem desgaste e até mesmo formação de trincas no material. 

Com o intuito de avaliar os danos ocasionados em um cabo de aço, submetido à vibrações de baixa amplitude, um aparato experimental foi elaborado e instalado a fim de simular a ocorrência do fenômeno fretting em um cabo de aço utilizado em sistemas de elevação com a seguinte construção: 1/4” 6x19 S AFA sZ polido. No aparato experimental, o cabo de aço foi carregado com 25 N a fim de promover tensionamento adequado ao funcionamento do equipamento.

Amostras de cabo foram coletadas e analisadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS) antes dos ensaios, após ensaios de 120.000 ciclos e 3.000.000 ciclos.

O presente trabalho revelou danos superficiais no material estudado inerentes ao processo de fabricação do cabo de aço e possibilitou a visualização do dano superficial sofrido pelo material em regiões específicas do cabo de aço, revelando superfícies características de regimes de fretting. Nos ensaios realizados, o aparato experimental foi configurado para promover movimento oscilatório com amplitude máxima de 300 µm que, segundo pesquisadores, é o deslocamento limite que evidencia o fenômeno fretting.

A definição dos métodos de análises neste trabalho e avaliação do dano superficial provocado em laboratório é fundamental para introduzir no mercado meios de manutenção preditiva, além de produtos ou recursos para minimizar o desgate e, inclusive, aumentar o tempo de vida do material

.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347080 - JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - JOSÉ DE ANCHIETA LIMA - IFRN
Externo à Instituição - JULIANA RICARDO DE SOUZA - NENHUMA
Externo à Instituição - MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA FILHO - IFRN
Notícia cadastrada em: 14/12/2016 19:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao