Banca de DEFESA: VALÉRIO FERNANDES DE AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIO FERNANDES DE AZEVEDO
DATA : 16/12/2016
HORA: 13:00
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN
TÍTULO:

ANÁLISE TRIBO-TERMODINÂMICA DE LUBRIFICANTES PARA COMPRESSORES DE REFRIGERAÇÃO ADITIVADOS COM NANOTUBOS DE CARBONO


PALAVRAS-CHAVES:

Nanofluido, nanotubos de carbono de paredes múltiplas. viscosidade dinâmica, condutividade térmica e estabilidade mecânica.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Realizou-se uma análise experimental do comportamento termodinâmico e tribológico de nanofluidos de nanotubos de carbono de paredes múltiplas (NTCPM) em óleos lubrificantes utilizados em compressores herméticos de refrigeração comercial. Inicialmente, o estudo foi realizado em óleos minerais tipo ISO 68 e posteriormente o fluido base utilizado foi o óleo sintético poliol éster (POE).  A análise realizada para o óleo POE foi dividida em duas etapas, na primeira o objetivo foi escolher a fração volumétrica mais eficaz termodinamicamente, assim, foram preparadas quatro amostras de NFs nas frações de 0,3, 0,4, 0,5 e 0,6 g/l, através dos processos de sonicação e agitação rotativa, com tempo de 24 horas em cada etapa. Ao compararmos o desempenho de cada amostra com o óleo POE puro, a amostra aditivada por 0,4 g/l de NTCPM demonstrou ter melhor desempenho termodinâmico e após ser ensaiada em bancada de lubricidade de alta frequência, apresentou melhores resultados tribológicos que o lubrificante convencional. Após a definição da fração volumétrica, foram preparadas sete amostras do NF em estudo variando-se apenas seu tempo de sonicação na fase de preparação, mas manteve-se o tempo utilizado anteriormente para o processo de agitação rotativa. A estabilidade mecânica das sete amostras foi analisada em um período de noventa dias através dos ensaios Particle Sizing e Potencial Zeta que indicaram uma influência do tempo de sonicação na estabilidade mecânica do nano-lubrificante, evidenciando-se que a melhor faixa temporal para a realização deste processo é entre 14 e 17 horas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349577 - CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
Presidente - 348122 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
Externo à Instituição - IGOR MARCEL GOMES ALMEIDA - IFRN
Externo ao Programa - 347936 - LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
Interno - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - WASHINGTON LUIZ DA SILVA MARTINS - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/12/2016 16:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao