Banca de DEFESA: MAYARA PATRICIA GALVAO COELHO

DISCENTE: MAYARA PATRICIA GALVAO COELHO
DATA: 19/02/2015
LOCAL: Laboratório de Engenharia Têxtil - LABTEX/NTI

ESTUDO DO POTENCIAL DAS FIBRAS DE CEIBA PENTANDRA “KAPOK” E CALOTROPIS PROCERA COMO ADSORVENTES DE PETRÓLEO

Bioadsorventes, Kapok, Calotropis Procera, petróleo, Hidrofóbica, oleofílica.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Diante da evolução humana e do aumento populacional, fez-se necessário o surgimento de novas fontes de energia, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Um desses produtos, fruto da revolução industrial e de grande importância para a desenvolvimento da humanidade é o petróleo, uma substancia composta basicamente de hidrocarbonetos que dão origem a vários outros produtos como combustíveis, lubrificantes, polímeros, solventes, gás de cozinha, asfalto para estradas, fertilizantes, medicamentos, tintas, dentre outros. No entanto, o manuseio incorreto deste produto pode causar vazamentos e derramamentos que geram danos enormes para o meio ambiente e para a economia. Logo, com a finalidade de contribuir para amenizar está problemática, neste trabalho de mestrado foi efetuada uma intensa pesquisa da possível potencialidade das fibras de ceiba pentandra (L.) conhecida como Kapoke Calotropis Procera como bioadsorventes de petróleo. A escolha destas fibras deve-se propriedades superficiais como oleofílicas/hidrofóbicas, sua flutuabilidade e ainda, serem polímeros naturais biodegradáveis derivados do nordeste brasileiro.  Foi utilizado um planejamento experimental com metodologia de superfície de resposta (RSM) com o software Design Expert. Os resultados obtidos foram eficientes estatisticamente, obtendo um R2= 0,9995 para a Calotropis Procera e um R2= 0,9993 para o Kapok. Ambas as fibras apresentaram uma eficiência na adsorção, removendo mais de 80% do petróleo da água em estado estático e dinâmico, por ambas as fibras têxteis naturais.

Externo à Instituição - CÁTIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA ROSSI - FANEC
Externo à Instituição - DEBORA DAMASCENO BELARMINO - SEEC