Banca de DEFESA: KARILANY DANTAS COUTINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARILANY DANTAS COUTINHO
DATA: 10/06/2014
LOCAL: Sala 4 da Escola de Ciências e Tecnologia - ECT/UFRN

BIOMECÂNICA E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA COM H-ADAPTATIVIDADE EM IMPLANTES DENTÁRIOS NITRETADOS A PLASMA EM CÁTODO OCO

Biomecânica. Fadiga. Implantes Dentários. Nitretação em Plasma. Nitretação em Cátodo Oco. Otimização Topológica. Osseointegração.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Nos últimos anos tem-se observado um grande crescimento em tecnologias para modificação de superfícies de implantes que reduzam o tempo de espera da cicatrização, assim como possibilite seu uso com sucesso em áreas de baixa densidade óssea. Dentre as diferentes técnicas, a nitretação por plasma desponta como forte candidata, uma vez que a mesma já está sendo empregada com excelentes resultados no titânio e suas ligas, aplicados com maior frequência na confecção de implantes de quadril, ombro e tornozelo. Entretanto, seu uso em implantes dentários é bastante limitado devido às altas temperaturas do processo (entre   e  ) resultando em distorções nessas peças que possuem geometria complexa e alto grau de precisão. O objetivo deste trabalho é avaliar a osseointegração e resistência mecânica de amostras de titânio grau II nitretadas, através da configuração de descarga em cátodo oco. Além disto, propor formulações para determinação da topologia ótima estrutural do implante dentário em estudo, com o intuito de aperfeiçoar sua forma, que seja eficiente, competitiva e com alta definição. No processo de nitretação, as amostras foram tratadas em temperatura de   e pressão de  , durante 1 hora de tratamento. Esta condição foi escolhida por apresentar os melhores resultados de molhabilidade em trabalhos anteriores, onde sistematizou-se diferentes condições de pressão, temperatura e tempo. As amostras tratadas foram caracterizadas por difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura, rugosidade, microdureza e molhabilidade. Posteriormente, foram realizados ensaios biomecânicos de fadiga. Finalizando com uma proposta de formulação através do método de otimização topológica tridimensional, combinado a um processo de refino h-adaptativo. Os resultados mostraram que a nitretação a plasma, utilizando a técnica de descarga em cátodo oco, produziu mudanças na textura superficial dos corpos de prova, aumento da rugosidade superficial, da molhabilidade e da microdureza quando comparado a amostra sem tratamento. No ensaio biomecânico de fadiga, o implante tratado não apresentou sinal de falha, após cinco milhões de ciclos, a uma carga máxima de fadiga de  . Os resultados do processo de otimização topológica apresentaram leiautes otimizados bem definidos do implante dentário, com uma nítida distribuição de material e definição do contorno.

Presidente - 1451488 - JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
Interno - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO