Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO FERNANDES MEDEIROS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO FERNANDES MEDEIROS DA SILVA
DATA: 31/01/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 94 do Centro de Tecnologia - CT/UFRN
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE ESTRUTURA COM GRADIENTE DE POROSIDADE EM LIGAS TI-35NB-4SN SINTERIZADAS POR PLASMA


PALAVRAS-CHAVES:

Sinterização a Plasma, Cátodo Oco, Liga de Titânio, Gradiente de Porosidade.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Estruturas porosas estão sendo amplamente investigadas para uso em implantes biomédicos. Visando a integração mecânica e funcional do implante com o tecido ósseo no interior dos mesmos. Essa estrutura também é importante para armazenamento de fármacos que poderão acelerar o processo de osseointegração.

Com o intuito de investigar esse efeito,  pós metálicos de Ti-35Nb-4Sn foram sinterizados por plasma usando descarga por cátodo oco. Foram realizadas sinterizações em plasma de argônio, pressão fixada em 4 mbar e temperaturas de 500°C, 600°C e 700°C. Foram também sinterizadas amostras convencionalmente em forno resistivo a 1200°C, para que fosse possível uma comparação. Verificou-se que amostras sinterizadas por plasma na configuração de cátodo oco apresentaram gradiente de porosidade, enquanto as amostras sinterizadas em forno resistivo não apresentaram. Alem disso, diferenças na micro-estruturas onde obteve-se um superficíe mais porosa e um nucleo mais denso, em diferentes temperaturas.

Assim como perfil de percolação de agua destilada, e a comparação da composição quimica das camadas porosas das amostras tratada por plasma, foram os pricipais resultados obitidos. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que essa estrutura é particularmente importante para aplicação na área biomédica tais como arcabouços para liberação de fármacos e implantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2042234 - ANA PAULA CYSNE BARBOSA
Presidente - 347652 - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Externo ao Programa - 1652765 - MAURICIO MHIRDAUI PERES
Notícia cadastrada em: 29/01/2014 16:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao