Banca de DEFESA: JOAO DEODATO BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE: JOAO DEODATO BATISTA DOS SANTOS
DATA: 13/11/2013
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia - CT/UFRN

CONTROLE POR MODOS DESLIZANTES COM COMPENSAÇÃO DIFUSA APLICADO A SISTEMAS COM DESCONTINUIDADE

Controle não-linear, controle por modos deslizantes, logica difusa, sistemas não-lineares, atuador eletro-hidráulico.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

O desenvolvimento de controladores não-lineares ganharam espaço nos âmbitos teórico e de aplicações práticas no momento que o surgimento de computadores digitais possibilitou a implementação destas metodologias. Em comparação aos controladores lineares mais utilizados, os controladores não-lineares apresentam a vantagem de não necessitarem da linearização do sistema para determinar os parâmetros de controle, o que permite um controle mais eficiente principalmente quando o sistema apresenta elevado grau de não linearidades. Outra vantagem adicional é a redução dos custos, uma vez que para obter o controle eficiente através dos controladores lineares é necessário a utilização de sensores e atuadores mais refinados do que quando se utiliza um controlador não-linear. Dentre as teorias de controle não-linear o método de controle por modos deslizantes se destaca por ser um método que apresenta maior robustez, frente às incertezas. Já é comprovado que a adoção de técnicas de compensação na região do erro residual, permite melhorar ainda mais o desempenho desses controladores. Assim, neste trabalho é descrito o desenvolvimento de um controlador não linear que busca a associação da estratégia de controle por modos deslizantes, com a técnica de compensação fuzzy. Mediante a implementação de algumas estratégias de compensação fuzzy, buscou-se aquela que proporcionasse maior eficiência frente a um sistema com elevada grau de não-linearidades e incertezas. O atuador eletro-hidráulico foi utilizado como exemplo de estudo, e os resultados apontam para duas configurações de compensação que permitem uma maior redução do erro residual.

Interno - 1451488 - JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
Externo à Instituição - ROBERTO SILVA DE SOUZA - IFRN
Presidente - 1445637 - WALLACE MOREIRA BESSA
Notícia cadastrada em: 07/11/2013 15:36