Banca de QUALIFICAÇÃO: GASPAR FONTINELI DANTAS JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GASPAR FONTINELI DANTAS JÚNIOR
DATA: 18/07/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

CONTROLE PREDITIVO SOB RESTRIÇÕES COM GERENCIAMENTO DE REFERÊNCIA APLICADO AO CONTROLE DE GOLFADAS EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

Processo de Produção de Petróleo, Controle de Golfadas, Controle Preditivo, Controle sob restrições.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:

A golfada é um regime instável do fluxo multifásico, com oscilações de pressão e vazão abruptas no processo de produção de petróleo, podendo ocasionar problemas tais como vibração no encanamento e alto nível de líquido nos separadores.  Pode ser classificada de acordo com seu local de ocorrência.  A mais severa destas, conhecida como golfada no riser ou golfada severa, ocorre na tubulação vertical que alimenta a plataforma e é capaz de causar severas oscilações na pressão, nas vazões do processo, vibração excessiva, inundação dos tanques separadores, produção limitada, parada não programada da plataforma, entre outros aspectos negativos.
Uma solução viável para lidar com tal problema seria projetar um método efetivo para a remoção ou diminuição do regime, como um controlador capaz de realizar esta tarefa. Porém, um controlador convencional não supriria tal necessidade, uma vez que, em geral, esse não leva em conta a existência de restrições físicas nos atuadores e variáveis de processo.  Além disso, para que não ocorra violação de restrições de segurança como, por exemplo, o transbordamento de um reservatório de líquido, os controladores são sintonizados de modo que o sistema opera longe desses limites, o que acarreta em muitos casos um desempenho aquém de sua potencialidade.

Essas limitações, sentidas em diversos problemas de controle, impulsionaram o desenvolvimento de técnicas avançadas capazes de realizar as tarefas.  Dentre estas, o controlador preditivo, na qual a ação de controle resulta da solução de um problema de otimização que pode incorporar restrições, é capaz de levar em conta as limitações assim como, com o gerenciamento de referência, aumentar a produtividade e confiabilidade do processo.

Este trabalho trata da aplicação de Controle Preditivo sob restrições ao controle de golfadas severas em processo de produção de petróleo. Tendo em vista o caráter abrupto da última, é utilizada uma técnica de gerenciamento de referência associada ao controle preditivo com o objetivo de garantir o não transbordamento nos vasos separadores. Serão analisados controladores que utilizam modelos do sistema tanto lineares quanto não-lineares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - OSCAR GABRIEL FILHO - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/07/2013 09:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao