Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO VINICIUS PEREIRA ROLIM DE ARAUJO

DATA: 28/02/2013
LOCAL: Sala 20 - ECT

Técnicas de Visão para Aplicações em Ensino: aulas de Física Experimental

Interface Natural de Usuário, Ambiente Interativo, visão computacional, Kinect.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

Com o advento das mídias digitais e principalmente do computador, percebe-se uma mudança na forma de educar e aprender, onde o professor vem assumindo um papel de facilitador da aprendizagem, não sendo mais visto como o detentor do conhecimento. Já o aluno assume um  papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem, de modo que os recursos computacionais estão sendo utilizados de forma que  incentivem a descoberta tanto do aluno, quanto do educador e instiguem a construção do conhecimento de modo mais atraente e interativo. Neste cenário,  propõe-se o desenvolvimento de um ambiente interativo utilizando o técnicas de visão computacional que permita utilizar os movimentos naturais do corpo como forma integrante dos experimentos, diferenciando e diversificando as atividades experimentais de Física. O trabalho é composto por: conceito de Interface Natural de Usuário (Natural User Interface - NUI),  funcionamento e as características do Microsoft Kinect, proposta para o desenvolvimento do ambiente interativo, metodologia do desenvolvimento do trabalho.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1675779 - LUIZ EDUARDO CUNHA LEITE