Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA DANTAS

DISCENTE: AMANDA DANIELLE OLIVEIRA DA SILVA DANTAS
DATA: 20/12/2012
LOCAL: Auditório do LAUT

IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS POLINOMIAIS NARMAX UTILIZANDO ALGORITMOS COMBINADOS DE DETECÇÃO DE ESTRUTURA E ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS COM APLICAÇÕES PRÁTICAS

Modelagem e Identificação de Sistemas Dinâmicos, Detecção de Estrutura, Estimação de Parâmetros, Modelos NARMAX Polinomiais, Planta Didática.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação

A modelagem de processos industriais tem auxiliado na produção e minimização dos custos permitindo a previsão do comportamento dos sistemas, supervisão de processos e projeto de controladores. A partir dessa necessidade, de melhorar os processos, objetiva-se, primeiramente, neste trabalho, ressaltar a importância da
identificação de sistemas na otimização de processos industriais, especificamente a escolha do modelo para representar adequadamente as dinâmicas do sistema. Em seguida, é apresentada uma breve revisão das etapas que compõem a identificação de sistemas. Na sequência, são apresentados os métodos fundamentais para detecção de estrutura (Gram-Schmidt) e estimação de parâmetros (MQ e MQE) de modelos. No trabalho é também proposta, através dos algoritmos implementados, a identificação de modelos matemáticos ARX e NARMAX polinomiais de uma planta de nível didática que possibilita o controle de nível e vazão. O trabalho é finalizado com uma avaliação dos desempenhos dos modelos obtidos, quando comparados com o sistema real, para observar se eles são capazes de representar as características estáticas e dinâmicas do sistema, e assim permitir a escolha do modelo mais apropriado para descrever o sistema em estudo.

Presidente - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS