Banca de QUALIFICAÇÃO: RIVALDO RODRIGUES MACHADO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RIVALDO RODRIGUES MACHADO JUNIOR
DATA: 31/07/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 02 - DCA
TÍTULO:

Modelo de arquitetura Web Service para aquisição de dados industriais


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação industrial, padrão OPC, informática Industrial, programação Web.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:

O controle de processos industriais têm se tornado cada vez mais complexo devido à diversidade de equipamentos de chão-de-fábrica, exigência na qualidade e concorrência de mercado. Tal complexidade exige que, uma grande quantidade de dados seja tratada pelos três níveis de controle de processo: dispositivos de campo, sistemas de controle e software para gerenciamento. Utilizar de forma efetiva os dados presentes em cada um desses níveis é de fundamental importância para indústria. Desta forma, o uso de soluções via software tem se mostrado cada vez mais presente para efetuar tarefas tais como visualização, arquivamento ou controle de dados.

 

Os sistemas de software modernos são escritos em uma grande variedade de linguagens de programação e são distribuídos para plataformas especificas, de forma que, cada vez mais, pequenas e grandes empresas aplicam um investimento significativo para manter ou até mesmo reescrever seus sistemas para diferentes plataformas. Além disso, é raro que um sistema de software seja executado em completo isolamento. Na área de automação industrial é comum que sistemas de software interajam com outros sistemas em diferentes máquinas e até mesmo escritos em diferentes linguagens. Desta forma, interoperabilidade não é apenas um desafio a longo prazo, mas também uma exigência do contexto atual de produção de software industriais.

 

Este trabalho visa desenvolver um estudo de uma arquitetura para integrar a captura de dados em um ambiente industrial e disponibilizá-los de forma simplificada e independente de plataforma através do conceito de Web Service.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Externo ao Programa - 1555898 - DIEGO RODRIGO CABRAL SILVA
Notícia cadastrada em: 24/07/2012 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao